Por João Paulo Ferreira | 10 setembro, 2024 - 11:15
Celulares interceptados pela Polícia Penal em presídios de Mato Grosso do Sul agora estão sendo utilizados como ferramentas de ensino na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande. A iniciativa faz parte do Projeto “Transforme”, que envolve a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o Ministério Público Estadual e instituições de ensino superior como UCDB, UFMS e Estácio de Sá, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED).
Os celulares apreendidos são submetidos a investigações e, após autorização judicial, são formatados e repassados para escolas que os solicitam. A Escola Estadual Lúcia Martins Coelho recebeu 50 aparelhos. Segundo o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, a iniciativa contribui para a inclusão digital no ensino público. “A educação é um esforço coletivo e iniciativas como essa promovem a inclusão digital”, afirma.
O diretor da escola, Márcio Beretta Cossato, que buscou a parceria com a Agepen, destacou o impacto positivo. “Muitos alunos não têm acesso a celulares ou internet. Com esses dispositivos, poderemos oferecer uma educação mais igualitária”, comentou. Os aparelhos complementam o uso de computadores, ampliando o acesso dos alunos à internet e aos recursos digitais.
Professores da escola, como Ruth Bobadilha, que leciona Espanhol, já estão utilizando os celulares em atividades pedagógicas. “A tecnologia melhora a dinâmica das aulas e complementa o aprendizado dos alunos, que são uma geração tecnológica”, defende a professora.
A promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, idealizadora do projeto, revelou que 744 celulares já foram repassados a alunos da rede municipal e que outros 2.070 aparelhos estão prontos para doação. O projeto também inspirou a criação do Projeto de Lei Federal nº 1906/2021, que visa a doação de celulares apreendidos em presídios para alunos da rede pública de ensino.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções