Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Com teatro, animais do Pantanal ensinam alunos da rede pública do MS a evitar queimadas e preservar a natureza - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Educação

Com teatro, animais do Pantanal ensinam alunos da rede pública do MS a evitar queimadas e preservar a natureza

Iniciativa leva ação de educação ambiental para mais de 10 mil alunos da rede pública do Mato Grosso do Sul

Por Redação | 23 setembro, 2022 - 10:18

Dentro de uma semana, Mato Grosso do Sul vai passar a contar com mais de 10 mil novos defensores da natureza mirins – pequenos no tamanho, mas totalmente dispostos a ensinar cuidados de grande efeito para evitar queimadas e preservar o meio ambiente. De 20 a 27 de setembro, a Eldorado Brasil leva a 18 escolas públicas do estado uma ação pedagógica e lúdica para maior engajamento no combate aos incêndios, especialmente na época em que estiagem e ventos fortes propiciam o aumento de focos de incêndios.

O projeto “Eldorado Brasil, vamos juntos combater as queimadas” apresenta um conceito interativo por meio de peça teatral para conscientizar alunos de 5 a 15 anos em mais de 30 apresentações.

A maratona educativa vai ser divertida e passar pelas cidades de Inocência, Selvíria, Água Clara, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. O intuito é alertar para comportamentos nocivos ao meio ambiente, praticados por seres humanos, e transformar as crianças e adolescentes em agentes multiplicadores de informação.

A empresa tem a sustentabilidade como direcionador e possui arrojada estrutura de combate ao incêndio, tanto das florestas próprias quanto em apoio ao poder público, formando brigadistas a cada ano e trabalhando para reduzir o número de queimadas na região.

“Nosso negócio está totalmente ligado às melhores práticas ambientais e esta ação por parte da Eldorado tem o objetivo de levar educação ambiental até importantes agentes de transformação, os alunos das comunidades. Acreditamos que projetos como este colaboram com mudanças de comportamentos e formam gerações de cidadãos empenhados em defender o meio ambiente”, observa Germano Vieira, diretor florestal da Eldorado Brasil.

COMO VAI SER

E como aliados para levar essa mensagem de queimadas zero, um trio de personagens vai se unir, inusitadamente, para salvar a vida humana. Jacaré, tucano e a feroz onça pintada estão na peça escrita pelo Teatral Grupo de Risco, especialmente para o projeto.

Com exemplos comuns do dia a dia, será possível aprender o que é certo e errado para preservar a casa de todos, o planeta Terra.  Até uma música foi composta para que todos puxem o coro de que: “nosso planeta é um só e tudo depende de nós”. Na peça, um brigadista também tem papel fundamental para orientar sobre como se deve agir para evitar incêndios e danos às florestas.

 A ação foi imediatamente aceita pelas escolas, que desse modo, acabam trabalhando conteúdo complementar com os estudantes. O biólogo e professor de ciências, Rogério Eduardo acredita que “a Eldorado está formando propagadores de informação sobre a preservação do meio ambiente”. Rogério atua no departamento pedagógico da Secretaria de Educação de Inocência, o primeiro município a receber o projeto no dia 20 de setembro.

ESTRUTURA DE COMBATE ÀS QUEIMADAS

Por meio de sistemas robustos e tecnologias avançadas, a Eldorado Brasil garante o monitoramento 24h por dia, de mais de 250 mil hectares de florestas plantadas. Na vanguarda da inovação tecnológica em seus processos de produção, o direcionador que orienta as ações da empresa estimula o monitoramento da qualidade e da proteção de suas florestas. Desta forma, todas as pessoas envolvidas são treinadas regularmente em práticas de prevenção, monitoramento de incêndios, infraestrutura de proteção e comunicação.

“Buscamos nos aprimorar cada vez mais para possíveis ocorrências, aliando agilidade, técnica e tecnologia. Além de toda nossa estrutura de pessoas e equipamentos, a consciência da comunidade é de extrema relevância para a prevenção dos incêndios, danosos para a saúde humana, dos animais e ao meio ambiente”, destaca Germano Vieira.

Em 2021, a empresa formou mais de 1300 brigadistas e neste ano mais de 500 pessoas já passaram pelo treinamento.

Com o apoio de comunidades localizadas nas proximidades de áreas da empresa, de instituições e de empresas do ramo, a Eldorado também realiza ações conjuntas, tais como campanhas e auxílio em ocorrências.

Confira as escolas que já receberam e vão receber o Projeto

“Eldorado Brasil, vamos juntos combater as queimadas”

 

DATA CIDADE  ESCOLA
20 de setembro Inocência CEI Professor Olivalto Elias da Costa

Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa

20 e 21 de setembro Selvíria Escola Municipal Rural São Joaquim Polo E Extensões

Escola Prof. Nelson Duarte Rocha

EMEIF Joaquim Camargo

 

22 de setembro Três Lagoas Escola Prof. Maria Eulália Vieira

Escola Parque São Carlos

Escola Joaquim Marques De Souza

23 de setembro Santa Rita do Pardo Escola Municipal Raimundo Cândido De Araújo

Escola Antônio Arcanjo Dos Santos

26 de setembro Ribas do Rio Pardo Escola Municipal Iracy da Silva Almeida

EM Alcindo Vicente Ferreira

EM São Sebastião

EM Mareide Monteiro De Lima

27 de setembro Água Clara Escola Municipal Luciano Silvério De Oliveira

Escola Municipal Márcia Cristina Fioratti Javarez

EMEI Renato Riveira

EMEI Olga Salim Dualib

 

Mais Notícias
Política

VÍDEO: Tentativa de instalar dispositivo de rastreamento em veículo de Rose Modesto é registrada por câmeras

5 outubro, 2024

Política

Beto Pereira propõe expansão do monitoramento na Capital com 1.000 novas câmeras e Centro de Operações Integradas

5 outubro, 2024

Política

Gabriel Boccia lidera intenções de voto em Bela Vista com mais de 10% de vantagem

4 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções