Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Contra a meritocracia, professor da UFMS critica menção honrosa a estudantes que se destacaram nos estudos - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Educação

Contra a meritocracia, professor da UFMS critica menção honrosa a estudantes que se destacaram nos estudos

Por Marcelo Tognini | 22 março, 2024 - 17:11

Durante uma sessão do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Tássio Túlio Bezerra, conselheiro e professor de Direito no Campus Pantanal, levantou questionamentos sobre a concessão de menções honrosas a alunos com desempenho destacado em seus cursos.

Bezerra expressou sua posição contrária à meritocracia, argumentando que tal reconhecimento poderia fomentar uma sensação de desigualdade entre os estudantes.

O professor Tássio Bezerra. (Foto: Reprodução/Internet).

Num país onde a maioria dos estudantes almejam receber nota, ao invés de conquista-la, a meritocracia soa como uma palavra proibida ou ação descabida.

Vivemos um período vergonhoso de nossa história onde agir com probidade, retidão e empenho é ser o caxias. Onde aqueles que possuem mérito não podem sequer gozar de seus esforços, pois gozar de seu mérito ofende a massa preguiçosa que não faz por onde.

Apesar da fala descabida do professor, o reitor da Universidade Federal, Marcelo Augusto Turine, reiterou que apesar da opinião de Bezerra, a menção honrosa aos estudantes está prevista no estatuto da Universidade dando fim ao questionamento.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções