Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Escola em Campo Grande é a primeira do estado a receber certificação Lixo Zero - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Escola em Campo Grande é a primeira do estado a receber certificação Lixo Zero

Unidade localizada dentro do Hospital São Julião é pioneira em práticas sustentáveis em Mato Grosso do Sul

Por João Paulo Ferreira | 23 setembro, 2024 - 11:05

Foto: Ricardo Agra

A Escola Estadual Padre Franco Delpiano, situada dentro do Hospital São Julião, em Campo Grande, se tornou a primeira instituição de ensino de Mato Grosso do Sul a conquistar a certificação Lixo Zero. O reconhecimento foi emitido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), após a escola atingir um desvio de 95,4% de resíduos que seriam enviados ao aterro sanitário. A certificação foi classificada como “A” pela adoção de boas práticas sustentáveis.

Inspirada pelo pioneirismo do próprio hospital, que foi o primeiro da América Latina e do Brasil a adotar o conceito Lixo Zero, a escola começou a implementar mudanças em sua gestão de resíduos em 2021, com o apoio do gestor ambiental Bruno Maddalena. Entre as medidas, estão a instalação de lixeiras coloridas para coleta seletiva e a abolição do uso de descartáveis, além de políticas de compra alinhadas ao conceito de Lixo Zero.

Em 2023, a escola avançou ao remover lixeiras das áreas comuns, mantendo-as apenas nos banheiros e reforçando a prática da pesagem de resíduos para controle. Esse processo culminou na certificação emitida pelo ILZB, o que coloca a escola como referência em sustentabilidade.

O diretor-adjunto da escola, Deroci da Silva Feitosa Junior, destacou a importância da certificação como um reconhecimento do trabalho coletivo e do compromisso da escola com a sustentabilidade. “Os problemas ambientais do nosso tempo são urgentes e demandam uma postura prática e mudança de paradigmas. Encarar o gravíssimo problema dos resíduos sólidos é algo urgente. A escola como espaço de aprendizagem, construção do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico, é o lugar adequado para implementar a mudança de paradigma em relação aos resíduos sólidos”, afirmou.

Bruna Gonçalves, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e supervisora do curso profissionalizante de meio ambiente oferecido pela escola, também ressaltou a importância do reconhecimento: “Esse é um momento muito importante para a escola pois funciona como um atestado de reconhecimento das boas práticas da área ambiental que a escola pratica há muitos anos, mesmo antes de se falar em lixo zero. Traz visibilidade para o tema e atrai instituições de ensino de nível básico e superior para conhecer o nosso caso de sucesso. Com isso, os alunos se engajam cada vez mais e levam para casa e para a sociedade as práticas adotadas na escola”, destacou.

A estudante Marayse do Nascimento Ferreira, do 3º ano do Ensino Médio, comentou sua satisfação em ver o projeto se consolidar: “É uma alegria ver esse reconhecimento, porque a mudança geral a gente já fez. O que importa agora é levar isso à frente e inspirar outras escolas a caminharem no projeto lixo zero também”.

Marayse Ferreira, estudante do 3º ano do Ensino Médio

A certificação Lixo Zero valoriza práticas que minimizam a geração de resíduos e maximizam a reutilização e recuperação de materiais. No caso da Escola Padre Franco Delpiano, a meta de desviar mais de 90% dos resíduos do aterro sanitário foi atingida, colocando-a no mais alto nível de certificação.

Com esse marco, a escola espera ser um exemplo para outras instituições de ensino no estado, promovendo a expansão do movimento Lixo Zero em Mato Grosso do Sul.

Mais Notícias
Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Esportes

Coxim sedia penúltima etapa do Festival de Praia 2024

10 outubro, 2024

Capital

VÍDEO: Furação de olho? Briga por “presente de Deus” em frente a presídio em Campo Grande viraliza nas redes

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções