Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Estudantes de Mato Grosso do Sul brilham e conquistam prêmios na FEBRACE - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Estudantes de Mato Grosso do Sul brilham e conquistam prêmios na FEBRACE

Delegação do estado se destacou com maior número de finalistas na feira científica nacional

Por João Paulo Ferreira | 27 março, 2024 - 16:35

Mariel Miyahira (à esquerda), Coordenadora da Novaescola, Zoë Willemsen (ao centro), aluna premiada e Igor Leal (à direita), orientador do projeto – Foto: Guilherme Brandão

A 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP) de 18 a 22 de março, viu a delegação de Mato Grosso do Sul brilhar ao classificar oito projetos como finalistas, o maior número entre os estados da região Centro-Oeste. O evento, um dos maiores do país voltado para estudantes da Educação Básica, reuniu diversas pesquisas de todo o Brasil, e os estudantes sul-mato-grossenses levaram para casa duas premiações significativas.

Um dos projetos destacados foi a “Tinta Natural à Base De Jamelão”, desenvolvida por Zoë Willemsen do colégio Nova Escola em Campo Grande, sob a orientação de Igor Leal Brito e coorientação de Amanda Dal’Ongaro Rodrigues. O trabalho conquistou o quarto lugar na área de Engenharias. Zoë expressou sua gratidão e felicidade pelo reconhecimento, destacando o apoio recebido durante o processo.

Outra pesquisa premiada foi “Escritoras no Mato Grosso do Sul”, desenvolvida por estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Dourados. O projeto, que investigou a presença feminina na literatura do estado, ganhou o segundo lugar na categoria de Humanidades.

O Grupo Arandú, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), teve papel fundamental no suporte aos alunos e orientadores, através do projeto UhéMS-Delegação sul-mato-grossense. Este projeto ofereceu treinamento e preparação para os participantes, contribuindo significativamente para as conquistas na FEBRACE.

A participação ativa e os prêmios obtidos pelos estudantes de Mato Grosso do Sul na FEBRACE reforçam a importância do incentivo à pesquisa científica na Educação Básica e destacam o talento regional no cenário nacional.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções