Por João Paulo Ferreira | 10 julho, 2023 - 15:49
A escritora e poetisa Elizabeth Fonseca lançou nesta quarta-feira (12) o livro infantil “Pedro Pato no Pantanal”, uma obra que utiliza a técnica inusitada dos limeriques para abordar a fauna, flora e as queimadas da região pantaneira, com o objetivo de promover a conscientização ambiental entre o público infantil.
O lançamento ocorreu no Instituto Históricoe Geográfico de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, às 19 horas. Elizabeth Fonseca, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), é uma das pioneiras no país na utilização dos limeriques em seus trabalhos.
O livro é composto por poemas curtinhos e bem-humorados, seguindo o padrão dos limeriques. Cada página do livro apresenta uma história rimada em cinco versos, sendo que o primeiro, o segundo e o quinto versos rimam entre si, enquanto o terceiro e o quarto versos são mais curtos e rimam entre si.
“A ideia de utilizar os limeriques no livro surgiu de forma natural. Comecei a brincar com as palavras e achei interessante. O limerique tem que ter humor, coisas absurdas, suspense, e assim foi nascendo a história”, explica a autora.
Elizabeth Fonseca, com mais de 30 anos de experiência na área, declamou todo o livro, proporcionando uma experiência única para os leitores. Além disso, o livro conta com uma trilha sonora exclusiva de sons do Pantanal, produzida por Gilson Espíndola e Gabriel Andrade. O audiobook está disponível por meio de um QR Code que acompanha a obra.
O projeto “Pedro Pato no Pantanal” recebeu financiamento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) e integra uma iniciativa mais ampla que levou o material para as salas de aula da Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca, em Terenos. Durante dois meses, cerca de 60 crianças de três turmas do quarto e do quinto ano tiveram a oportunidade de aprender com Elizabeth a declamar as estrofes do livro, desenvolvendo habilidades como entonação, dicção, memorização e gesticulação.
“A declamação favorece a desenvoltura, ajuda a falar em público e a perder a timidez”, destaca a autora.
Além disso, em prol da conscientização ambiental e da difusão da literatura, 30% dos livros serão doados para a Secretaria de Estado de Educação (SED), 10% para a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), 10% para o FIC/MS e 3% para a Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca.
“Acho que o mais importante é que os livros cheguem ao seu destino, que são as crianças”, afirma Elizabeth Fonseca.
O livro “Pedro Pato no Pantanal”, de autoria de Elizabeth Fonseca e publicado pela Life Editora, está disponível para venda no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, localizado na Av. Calógeras, nº 3000, Centro (Esplanada Ferroviária). O projeto contou com financiamento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS 2021), uma iniciativa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções