Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Lula nomeia Camila Ítavo como nova reitora da UFMS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Educação

Lula nomeia Camila Ítavo como nova reitora da UFMS

Professora foi escolhida após liderar consulta pública e votação no Conselho Universitário

Por João Paulo Ferreira | 29 agosto, 2024 - 15:14

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou oficialmente a professora Camila Ítavo como a nova reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A portaria de nomeação, publicada nesta quinta-feira, 29 de agosto, no Diário Oficial da União, também é assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Camila assumirá o cargo em 27 de outubro deste ano, com mandato previsto para durar quatro anos.

A professora Camila Ítavo foi a preferida em uma consulta pública realizada entre os três segmentos da comunidade universitária — professores, técnicos e estudantes — alcançando um total de 11.043 votos válidos, um aumento de 34,19% em relação à última consulta, realizada em 2020. Além disso, ela foi amplamente apoiada pelo Conselho Universitário da UFMS, recebendo 82,3% dos votos dos membros, consolidando sua liderança no processo de escolha.

Em sua declaração, Camila expressou gratidão pela nomeação: “É uma honra ser nomeada pelo presidente Lula para ser reitora da nossa UFMS. Estou muito feliz e agradecida a todas as pessoas que participaram desse processo. Reafirmo meu compromisso e minha dedicação em prol da nossa universidade, das pessoas da nossa UFMS e de toda a sociedade”, afirmou.

Camila Ítavo substituirá o atual reitor, Marcelo Turine, cujo mandato se encerra em 26 de outubro, após oito anos de gestão. Turine elogiou a nomeação de sua sucessora, destacando a preparação e competência da professora Camila para conduzir a universidade nos próximos anos: “Desejo uma gestão próspera e de muitos resultados positivos para a nossa Universidade. Sei que a professora Camila está mais que preparada para conduzir a UFMS para o desenvolvimento competitivo do estado de Mato Grosso do Sul.”

A consulta pública que levou à nomeação da professora Camila foi realizada no dia 10 de maio, onde sua chapa, formada ao lado do professor Albert Schiaveto, recebeu um expressivo apoio da comunidade universitária, vencendo em todos os segmentos. A lista tríplice, que incluía os professores Marco Aurélio e Ruy Corrêa Filho, foi enviada ao Ministério da Educação em junho deste ano.

Mais Notícias
Capital

Campo Grande realiza evento gratuito com shows nacionais e momentos de fé para jovens católicos

21 novembro, 2024

Clima

Frente fria traz chuva e mínimas de 20°C em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira

21 novembro, 2024

Capital

Motociclista morre após ser prensada por caminhão na Guaicurus

20 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções