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Merenda escolar em Mato Grosso do Sul é abastecida por agricultores familiares e indígenas

Iniciativas de produtores locais garantem alimentação saudável nas escolas estaduais

Por João Paulo Ferreira | 26 dezembro, 2023 - 15:12

Janize Soares da Silva, residente no Assentamento Terezinha, em Sidrolândia – Foto: Bruno Rezende

A rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul tem adotado uma prática sustentável e saudável na alimentação de seus alunos. Com a colaboração de agricultores familiares, assentados e indígenas, a merenda escolar é composta por alimentos frescos e de qualidade. Esta iniciativa não apenas promove uma alimentação mais saudável para os estudantes, mas também apoia a economia local e a agricultura familiar.

Dentre os exemplos marcantes dessa prática está a agricultora Janize Soares da Silva, residente no Assentamento Terezinha, em Sidrolândia, que fornece frutas, verduras e hortaliças para as escolas estaduais locais há 15 anos. Com uma produção focada em sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, Janize destaca a importância de fornecer uma alimentação saudável para os alunos.

Terenas no processo de produção de pães na aldeia Bananal – Foto: Bruno Rezende

Outro destaque é a “Associação das Mulheres Solidárias Indígenas Terena”, um grupo de 11 mulheres da aldeia Bananal, em Aquidauana. Elas produzem pães diversos, como o tradicional pão francês e um pão enriquecido de abóbora, que reflete a cultura e a força do povo terena. A iniciativa, além de proporcionar alimentos saudáveis às escolas, fortalece o papel social e econômico das mulheres na comunidade.

O projeto ainda busca expandir, com planos de estabelecer uma padaria comunitária que possa aumentar a produção e incluir mais mulheres no trabalho. Este movimento evidencia a busca por autonomia e crescimento, valorizando a cultura local e promovendo inovação e sustentabilidade.

A parceria entre as escolas e os produtores locais mostra como a integração de esforços pode resultar em benefícios mútuos, melhorando a qualidade da alimentação escolar e fortalecendo as comunidades rurais e indígenas. Este modelo de alimentação escolar pode servir como exemplo para outras regiões do país, promovendo saúde, sustentabilidade e desenvolvimento local.

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