Por João Paulo Ferreira | 2 agosto, 2024 - 16:16
Laura Braun Cano, professora da Escola Municipal Cecília Meireles e Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade em Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, foi uma das selecionadas para participar do Programa Limitless Global Educator (LGEP). Seu experimento inovador sobre armazenamento de sementes usando papel reciclado foi apresentado em julho, em Houston, Texas, e recebeu feedback positivo de especialistas da indústria espacial.
No mês passado, Laura e outros nove professores brasileiros apresentaram suas pesquisas em Houston para um painel de especialistas. Desde fevereiro, os educadores têm colaborado com seus alunos para projetar experimentos que possam ser realizados em microgravidade, investigando ou demonstrando fenômenos científicos.
O programa é fruto de uma parceria entre o Limitless Space Institute e a IHS Towers, com o objetivo de promover a educação em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Além de workshops virtuais mensais, os professores participaram do LSI Summer Institute, onde realizaram workshops práticos com representantes do Brasil e da Nigéria.
Laura Braun Cano destacou-se com seu experimento “Seed storage using recycled paper”, que busca entender se o papel reciclado é mais tolerante à umidade e se o crescimento da planta ocorre na mesma velocidade que o plantio direto das sementes na ISS.
Painel de especialistas
O painel de especialistas que avaliou os experimentos incluía membros de prestígio da NASA e da Axiom Space. Cada equipe teve cinco minutos para apresentar suas ideias e responder às perguntas do painel. Embora o experimento de Laura não tenha sido o selecionado para ser enviado à ISS, a professora celebrou o reconhecimento recebido.
“Meu experimento não foi o selecionado. Mas só de ter apresentado e ter recebido um feedback positivo dos avaliadores já foi incrível,” afirmou Laura Braun Cano.
Desafios enfrentados
Laura destacou os desafios enfrentados durante o desenvolvimento do experimento. “Conseguir ter uma ideia e propor ela de maneira científica é um desafio, porque os alunos ainda não estão habituados a pensar em problemas e como resolvê-los de maneira que não seja procurando um vídeo no TikTok. Delimitar todos os processos, como iríamos testar e até o que exatamente estávamos testando foi um desafio. A linguagem foi outro, já que tanto os slides quanto a apresentação precisaram ser feitos em inglês,” explicou.
Impacto esperado
Laura espera que essa experiência tenha um impacto significativo em seus alunos e na comunidade escolar de Chapadão do Sul. “Espero que meus alunos se sintam inspirados a explorar as ciências e vejam que suas ideias podem alcançar patamares elevados,” completou.
Próximas etapas
A próxima fase do programa envolve um treinamento presencial em Natal, Brasil, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Laura e os demais professores continuarão seu desenvolvimento em educação STEM, compartilhando suas experiências e conhecimentos com outros educadores e alunos locais.
O Programa Limitless Global Educator
O Programa Limitless Global Educator visa inspirar e educar a próxima geração para a exploração espacial e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Através de parcerias internacionais, o programa oferece oportunidades únicas para professores e alunos se envolverem em pesquisas científicas de ponta.
21 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções