Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Projeto de kit didático inclusivo para deficientes visuais de MS ganha prêmio nacional no RS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Projeto de kit didático inclusivo para deficientes visuais de MS ganha prêmio nacional no RS

Material didático desenvolvido por estudantes do IFMS de Nova Andradina é reconhecido em evento de inovação educacional

Por João Paulo Ferreira | 26 abril, 2024 - 15:29

Foto: Acervo

Um projeto inovador do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina, foi premiado no InovaEduBr Summit 2024, realizado em Porto Alegre de 16 a 18 de abril. O projeto, intitulado “Aperfeiçoamento e Análise Pedagógica de Materiais Didáticos Concretos 3-D Inclusivos para Pessoas com Deficiência Visual Visando a Aprendizagem de Modelagem de Sistemas de Informação”, obteve a primeira colocação na categoria “Educação Básica”.

O projeto foi apoiado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul (PICTEC). Desenvolvido por Arthur da Silva Dantas, Rafael Venâncio Cruz, Renato Borges Lazarini e Victor Hugo Dantas de Macedo, sob a orientação do Prof. Dr. Claudio Zarate Sanavria, o projeto se destacou pelo seu potencial inovador e perspectivas de disseminação.

O kit didático criado inclui diagramas em 3-D como Casos de Uso, Classes, Atividades e Modelo Relacional de Dados, utilizando uma base estilo Lego®, peças com identificação alfanumérica e em braile, e conectores RJ-45. Este material permite que estudantes com deficiência visual compreendam melhor os conceitos de Engenharia de Software e Banco de Dados, áreas tradicionalmente visuais.

O projeto não só foi premiado no InovaEduBr Summit, mas também obteve reconhecimento em outras competições, incluindo o 1º lugar na FECINOVA – Feira de Ciências e Tecnologia de Nova Andradina, 1º Lugar na FETEC MS PÍCTEC na categoria Ciências Humanas, e alcançou as etapas semifinalista da FEBRACE 2024 e finalista no Concurso de Trabalhos Técnicos do Computer on the Beach 2024.

Além do reconhecimento, o projeto terá um artigo publicado na Revista Renote, um periódico do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material didático está em processo de registro de propriedade intelectual no IFMS e será disponibilizado para uso mais amplo em breve, marcando um avanço significativo para a educação inclusiva e acessível.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções