Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Projeto leva mensagem sobre preservação do Pantanal para alunos de escola pública - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cultura

Projeto leva mensagem sobre preservação do Pantanal para alunos de escola pública

Livro “Pedro Pato no Pantanal” foi usado para ensinar as crianças a declamar e também para conscientização sobre questões ambientais

Por João Paulo Ferreira | 7 junho, 2023 - 15:59

Brincando com as palavras, a escritora e poetisa Elizabeth Fonseca se viu escrevendo um livro sobre o Pantanal, no qual abordou até mesmo o problema das queimadas, com o objetivo de promover a conscientização ambiental entre o público infantil. O livro “Pedro Pato no Pantanal” será lançado em julho, mas integrou um projeto mais amplo, com financiamento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), que levou o material para as salas de aula. “Pensei no tema antes de pensar no projeto. Senti que precisava abordar essa questão, e o desejo de falar do Pantanal foi natural. A importância de abordar esses temas com as crianças é que elas vão crescer mais conscientes, com outra visão”, conta a autora e proponente do projeto.

O conteúdo do livro foi para dentro da Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca, em Terenos, onde foi trabalhado durante dois meses com cerca de 60 crianças de três turmas do quarto e do quinto ano. As crianças aprenderam com Elizabeth, que tem mais de 25 anos de experiência como professora de declamação, a declamar as estrofes do livro, com entonação, dicção, memorização, gesticulação e tudo o mais que envolve a técnica. “A
declamação favorece a desenvoltura, ajuda a falar em público e a perder a timidez”, explica a autora. Depois da preparação, os alunos participantes apresentaram a declamação do livro no último sábado (3), durante a Festa Junina e Cultura Pantaneira, realizada dentro da escola e aberta para a comunidade escolar.

“Foi uma experiência incrível, os meus alunos adoraram a ideia de aprender a declamar poemas sobre os animais do Pantanal. O que me deixou mais maravilhada foi ver alunos em fase de alfabetização empolgados em memorizar as falas do poema para apresentar, e com isso até desenvolveram um hábito de reconhecer por meio dos poemas as palavras semelhantes com as do projeto de leitura em sala”, conta a professora Naiara Barbosa Viana, da turma 5° ano B. “A Elizabeth conversava com eles com muita paciência e calma, tirava a timidez e ajudava na declamação. Sábado tivemos a culminância do projeto, e foi emocionante ver os pais e familiares maravilhados com a declamação dos poemas”, completa.

Para Elizabeth, além dos benefícios proporcionados pela declamação, por meio do estudo do livro, as crianças aprenderam várias palavras novas e foram apresentadas para a fauna, a flora, os costumes e os mitos do Pantanal. “É uma contrapartida social do projeto. Essas crianças serão porta-vozes em suas famílias, para a construção de um mundo melhor”, destaca. Além da apresentação, após o lançamento, 30% dos livros serão doados para a Secretaria de Estado de Educação (SED), mais 10% para a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed), para serem encaminhados para escolas públicas municipais e estaduais, 10% para o FIC/MS e 3% para a própria Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca. “Acho que o mais importante é que os livros cheguem ao seu destino, que são as crianças”, justifica a proponente.

“O impacto foi muito positivo em relação à expressão artística dos alunos, que tinham uma certa dificuldade em se comunicar, em se expressar verbalmente em público, então eles se desenvolveram nessa questão, e também com relação à leitura, de estar despertando o gosto pela leitura por meio das aulas e das atividades propostas pela Elizabeth Fonseca junto com os professores regentes”, comenta o diretor da E. E. Antônio Nogueira da Fonseca, Clodoaldo Lima.

Complementando a proposta do projeto de conscientização ambiental, além de envolver toda a comunidade escolar em torno das apresentações dos alunos, todo o lixo gerado pela Festa Junina e Cultura Pantaneira foi encaminhado para a reciclagem. “Em parceria com uma empresa de reciclagem, fizemos a destinação correta dos resíduos gerados pela festa, para conscientizar os alunos a descartar de maneira correta o lixo”, acrescenta Clodoaldo.

Serviço: O livro infantil “Pedro Pato no Pantanal” será lançado no mês de julho, com evento aberto ao público.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende mais de 2,6 toneladas de maconha na BR-267 em MS

8 maio, 2024

Polícia

Distribuidora lucra vendendo carne vencida ‘disfarçada’ como fresca em MS

8 maio, 2024

Cotidiano

E se fosse aqui? Simulação de enchentes na Capital choca internautas e divide opniões

8 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções