Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Revitalização de escolas beneficia mais de mil alunos na região do Prosa - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Revitalização de escolas beneficia mais de mil alunos na região do Prosa

Prefeitura entregou duas unidades escolares renovadas com melhorias estruturais e pedagógicas

Por João Paulo Ferreira | 21 junho, 2024 - 11:26

Mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) em Campo Grande foram beneficiados com a revitalização de duas escolas na região do Prosa. As unidades, entregues na tarde desta quinta-feira (20) como parte do programa Juntos Pela Escola, receberam melhorias significativas para atender melhor os estudantes. As escolas contempladas foram a Escola Municipal Professor Arassuay Gomes de Castro e a EMEI Carlos Ney da Silva.

O programa Juntos Pela Escola tem como foco a revitalização das unidades escolares, abrangendo revisão elétrica e hidráulica, manutenção de telhados, acessibilidade e pintura. A iniciativa está investindo R$ 40 milhões para reformar 205 escolas na Capital. Na ocasião, a prefeita Adriane Lopes destacou a importância de oferecer um ambiente de qualidade para os alunos. “Ter uma escola revitalizada, com boas condições de uso, com mobiliários novos, merenda de qualidade, materiais pedagógicos resulta em um aluno mais concentrado que é o nosso cidadão do futuro. A Prefeitura está investindo para que os alunos se formem com boa qualidade de ensino”, afirmou.

A Escola Municipal Arassuay Gomes de Castro, que atende 900 alunos do grupo 5 ao 9º ano, é a 17ª unidade a ser revitalizada pelo programa. As melhorias incluem pintura da unidade escolar, iluminação da quadra, construção de rampa de acessibilidade, isolamento do acesso à escola, instalação de um parque completo, e aquisição de novos mobiliários e materiais pedagógicos. Gisele Luchega, diretora da unidade há 17 anos, comemorou a revitalização: “Há muito tempo a gente aguardava uma revitalização nas escolas e agora ela chegou para trazer alegria, um ambiente agradável. O programa foi maravilhoso e sem ele, mesmo fazendo festas e tudo mais, não conseguiríamos o suficiente para arrecadar o dinheiro investido aqui”.

Cristiane Righetti, presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola e mãe de dois alunos matriculados, também elogiou a iniciativa: “O programa foi muito bem pensado pela Prefeitura, nós organizamos tudo com a direção da escola e ver o resultado é incrível, pois meus filhos agora têm um ambiente revitalizado para estudar”. A vendedora Alessandra de Freitas, ex-aluna e mãe de dois alunos da escola, compartilhou sua satisfação: “Coloquei meu filho aqui no pré e está até hoje, amo a qualidade do ensino e agora, a escola toda pintada e bonita, organizada, melhora até o humor dos alunos”.

Na EMEI Carlos Ney da Silva, que atende 135 alunos do grupo 1 ao 3, a revitalização incluiu a demolição da piscina e criação de um solário, troca dos pergolados, manutenção das calhas, substituição de portas e pintura completa da unidade. Geovana Zucarelli, diretora da EMEI, enfatizou os benefícios das melhorias: “O programa melhorou a qualidade de estadia dos alunos aqui dentro. Os nossos alunos passam dez horas aqui conosco, e qualquer lugar que é bem arrumado, que é ventilado, que é iluminado, traz um bem-estar que ocasiona no melhor desenvolvimento deles, de melhor práticas pedagógicas dos professores também”.

A tesoureira da APM, Taísa Cardoso Teixeira, acompanhou de perto todo o processo de revitalização e comentou: “Trabalho aqui há sete anos e nunca vi um cuidado com o prédio como o de agora. Fora que os alunos também gostaram, não só do ambiente que ficou mais amplo, claro, como também veio a entrega dos brinquedos. Que fizeram também a alegria deles”. A mãe das gêmeas Rozzy e Lizzy, Cizzy de Brito dos Santos, destacou o empenho da equipe escolar: “Quando eu comecei a procurar a vaga, eu vi que estava revitalizando, mexendo com a construção da unidade, eu vi o desempenho da diretora, de todo o grupo da equipe escolar, empenhada em fazer logo a manutenção para que no início das aulas estivesse tudo preparado e organizado para receber as crianças”.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, concluiu ressaltando o impacto positivo das revitalizações na qualidade do ensino: “Ver as unidades antes de serem revitalizadas e ver como elas têm ficado e como isso impacta na vida do aluno é indescritível. Um ambiente de qualidade resulta em um ensino de qualidade que é o objetivo”.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Jovem portando maconha foge da polícia, bate moto e namorada morre na Capital

27 junho, 2024

Cultura

Livro de autor premiado será lançado em Campo Grande na terça-feira

27 junho, 2024

Polícia

Mulher que cegou ex-namorado com soda cáustica é presa em Curitiba

27 junho, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções