Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação UEMS abre 2.637 vagas em 68 cursos para estudar em 2025 - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Aquidauana

UEMS abre 2.637 vagas em 68 cursos para estudar em 2025

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul vai dividir as vagas entre vestibular, histórico escolar e Sisu, com novos cursos na área da saúde e engenharia

Por João Paulo Ferreira | 23 setembro, 2024 - 17:59

Foto: Eduarda Rosa

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai abrir 2.637 vagas em 68 cursos de graduação para o ano de 2025. As vagas estão distribuídas entre três formas de seleção: o Processo Seletivo Permanente (PSP) – Histórico Escolar, o Vestibular UEMS e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Metade das vagas será destinada ao PSP e ao Vestibular, enquanto a outra metade será oferecida pelo Sisu.

As inscrições para os processos seletivos internos começam na próxima segunda-feira (23). Quem optar pelo Processo Seletivo Permanente – Histórico Escolar vai concorrer a 708 vagas em 38 cursos, enquanto no Vestibular serão 641 vagas em 30 cursos. As inscrições para ambos os processos serão feitas exclusivamente online.

Como se inscrever no Histórico Escolar

No Processo Seletivo Permanente – Histórico Escolar, o candidato terá até o dia 15 de janeiro de 2025 para fazer sua inscrição no site da UEMS, através do link oficial. Não haverá cobrança de taxa para essa inscrição. Durante o processo, o estudante deverá informar a maior nota obtida na disciplina de Língua Portuguesa durante o Ensino Médio, a partir do histórico escolar ou de notas obtidas no ENEM ou ENCCEJA. Mais detalhes estão disponíveis no edital do processo.

Já o Vestibular UEMS terá inscrições abertas até o dia 6 de novembro de 2024, com o pagamento de uma taxa de R$ 100. Os estudantes de escolas públicas podem solicitar isenção da taxa até o dia 15 de outubro, de acordo com a Lei Estadual nº 2.136/2000. As inscrições deverão ser feitas no site da Fapec, onde também estará disponível o boleto bancário. O edital completo pode ser acessado aqui.

As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro em 19 cidades de Mato Grosso do Sul, e contarão com questões objetivas e uma redação.

As cidades onde as provas serão realizadas são: Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Novos cursos oferecidos

Uma das grandes novidades do Vestibular UEMS 2025 é a oferta de três novos cursos: Engenharia Civil, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O curso de Engenharia Civil será ofertado na unidade de Nova Andradina, no período noturno, com duração de cinco anos e 20 vagas. Já Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional serão oferecidos na unidade Santo Amaro, em Campo Grande, no período da manhã, com 16 vagas cada, e duração de quatro anos.

Esses novos cursos são uma resposta às necessidades da população do estado, especialmente na área da saúde e engenharia. Além disso, a UEMS consolidou outros cursos que, após uma fase de oferta experimental, agora serão permanentes: Direito nas unidades de Aquidauana e Jardim, e Psicologia na unidade de Coxim.

Vagas para cotas e candidatos de baixa renda

A UEMS mantém um sistema de cotas que garante a reserva de vagas para grupos sociais específicos. Do total de vagas, 20% são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Outros 10% das vagas são para indígenas e 10% para quem mora no Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos. Além disso, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

Essa política de cotas e a ausência de cobrança de taxa no Processo Seletivo Permanente – Histórico Escolar tornam o acesso à UEMS mais inclusivo, facilitando o ingresso de candidatos de baixa renda.

Vagas pelo Sisu

O Sisu será responsável por 50% das vagas ofertadas pela UEMS em 2025. Nesse sistema, os estudantes utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para disputar vagas em universidades públicas. As inscrições para o Sisu devem ocorrer entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2025, conforme previsão do Ministério da Educação. Mais informações estão disponíveis no site da UEMS.

Mais Notícias
Política

VÍDEO: Coordenador de campanha de Aires Cafure tenta comprar votos em Bela Vista

27 setembro, 2024

Cultura

Oswaldo Montenegro, Atitude 67 e Henrique & Diego agitam fim de semana no MS

27 setembro, 2024

OSM Entrevista

Zé Du transforma luto em liderança social e muda vidas com o Projeto Amar MSL

27 setembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções