Por João Paulo Ferreira | 23 setembro, 2024 - 17:59
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai abrir 2.637 vagas em 68 cursos de graduação para o ano de 2025. As vagas estão distribuídas entre três formas de seleção: o Processo Seletivo Permanente (PSP) – Histórico Escolar, o Vestibular UEMS e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Metade das vagas será destinada ao PSP e ao Vestibular, enquanto a outra metade será oferecida pelo Sisu.
As inscrições para os processos seletivos internos começam na próxima segunda-feira (23). Quem optar pelo Processo Seletivo Permanente – Histórico Escolar vai concorrer a 708 vagas em 38 cursos, enquanto no Vestibular serão 641 vagas em 30 cursos. As inscrições para ambos os processos serão feitas exclusivamente online.
No Processo Seletivo Permanente – Histórico Escolar, o candidato terá até o dia 15 de janeiro de 2025 para fazer sua inscrição no site da UEMS, através do link oficial. Não haverá cobrança de taxa para essa inscrição. Durante o processo, o estudante deverá informar a maior nota obtida na disciplina de Língua Portuguesa durante o Ensino Médio, a partir do histórico escolar ou de notas obtidas no ENEM ou ENCCEJA. Mais detalhes estão disponíveis no edital do processo.
Já o Vestibular UEMS terá inscrições abertas até o dia 6 de novembro de 2024, com o pagamento de uma taxa de R$ 100. Os estudantes de escolas públicas podem solicitar isenção da taxa até o dia 15 de outubro, de acordo com a Lei Estadual nº 2.136/2000. As inscrições deverão ser feitas no site da Fapec, onde também estará disponível o boleto bancário. O edital completo pode ser acessado aqui.
As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro em 19 cidades de Mato Grosso do Sul, e contarão com questões objetivas e uma redação.
As cidades onde as provas serão realizadas são: Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Uma das grandes novidades do Vestibular UEMS 2025 é a oferta de três novos cursos: Engenharia Civil, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O curso de Engenharia Civil será ofertado na unidade de Nova Andradina, no período noturno, com duração de cinco anos e 20 vagas. Já Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional serão oferecidos na unidade Santo Amaro, em Campo Grande, no período da manhã, com 16 vagas cada, e duração de quatro anos.
Esses novos cursos são uma resposta às necessidades da população do estado, especialmente na área da saúde e engenharia. Além disso, a UEMS consolidou outros cursos que, após uma fase de oferta experimental, agora serão permanentes: Direito nas unidades de Aquidauana e Jardim, e Psicologia na unidade de Coxim.
A UEMS mantém um sistema de cotas que garante a reserva de vagas para grupos sociais específicos. Do total de vagas, 20% são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Outros 10% das vagas são para indígenas e 10% para quem mora no Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos. Além disso, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento (PCD).
Essa política de cotas e a ausência de cobrança de taxa no Processo Seletivo Permanente – Histórico Escolar tornam o acesso à UEMS mais inclusivo, facilitando o ingresso de candidatos de baixa renda.
O Sisu será responsável por 50% das vagas ofertadas pela UEMS em 2025. Nesse sistema, os estudantes utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para disputar vagas em universidades públicas. As inscrições para o Sisu devem ocorrer entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2025, conforme previsão do Ministério da Educação. Mais informações estão disponíveis no site da UEMS.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções