Por Viviane Freitas | 25 novembro, 2021 - 10:30
De acordo com a enquete do O Sul Mato Grossense, a maioria dos leitores não concordam com a realização do Carnaval em fevereiro de 2022. No total, 91% das respostas são daqueles que não concordam com a festividade no próximo ano, enquanto os demais 9 % se mostram favoráveis.
Em 2021, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Sectur e a Liga das Escolas de Samba de Campo Grande, optaram por não realizar o carnaval nos dias oficiais (de 12 e 16 de fevereiro) em Campo grande, para preservar a saúde do público durante a pandemia.
Para o leitor Heinir Jorge da Cunha, a festividade não deveria acontecer. “De jeito nenhum até o mês passado estava proibido ficar na rua depois das 22 horas agora querem liberar tudo”? indaga.
A leitora Jacquie Zaro disse “Ainda não estamos preparados”, e complementou, “Recebemos pessoas de vários lugares, não é correto fazermos festa, agora que estamos no caminho certo contra a covid-19, então que permaneçamos assim até que seja erradicada realmente”, disse.
“De forma alguma até há alguns meses estávamos trancados em casa! Depois ficam chorando na porta dos hospitais”, comentou a leitora Ana Beatriz.
Em contrapartida daqueles que não querem a realização do evento, houve comentários favoráveis à festividade. “Sou favorável, é só colocar umas regras para todos se divertirem com segurança. A festa traz lucro, fomenta o turismo o que é investimento que tem um retorno para cidade sim. É bom lembrarmos que também têm pessoas autônomas esperando a festa pra ganhar um dinheiro”, escreveu a seguidora Ivani do Carmo.
Já para Newvania, não deveria ter carnaval popular, mas festividades privadas, sim. “Fica a critério de quem quiser ir a clubes com lotação limitada, eu e minha família iremos nos resguardar”, comentou. Outra leitora comentou que é a favor da liberdade do povo, assim como o bom senso. “Sabemos que ainda estamos passando por um problema sério de saúde, pelo bom senso a própria população deveria não querer, mas se houver, que depois da festa não venham os fechamentos, pois foi uma escolha do povo”, disse.
O leitor Elton Lobo acredita, no entanto, que muitas atividades que geram exposição ao coronavírus, já são realizadas nas cidades. “Se pode ter show com aglomeração como se tudo estivesse normal, Carnaval também pode não é?”, indagou.
Dados covid-19
Na última quarta-feira (24), foram registrados 95 casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul, atingindo a média móvel de 96,6 em sete dias. Amambai e Dourados ocupam o topo da lista de casos novos com 15 pessoas infectadas em cada cidade. Com os novos casos, o Estado tem 378.359 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 915 cumprem isolamento domiciliar e 367.702 estão recuperados. O Estado já perdeu 9.677 vidas para a Covid-19 desde o início da pandemia.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções