Sete jovens atletas do Centro de Formação de Atletas (Cefat), vinculado à Fundação Municipal de Esportes (Funesp) da Prefeitura de Campo Grande, representaram a Capital no torneio nacional de ginástica artística realizado no Tocantins. O destaque ficou para a equipe masculina, que conquistou o 4° lugar geral na categoria infantil, além de várias medalhas individuais.
Os atletas foram recebidos pela prefeita Adriane Lopes, que ressaltou a relevância do investimento no esporte. “A Prefeitura de Campo Grande incentiva o esporte e continuará ampliando os investimentos nessa área, porque acreditamos no poder do esporte como ferramenta de transformação social e formação cidadã”, afirmou.
O torneio reuniu 980 competidores de diversas regiões do Brasil. Com apoio do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE), as crianças do Cefat demonstraram a importância do incentivo à prática esportiva. O auxílio atleta, que beneficiou 125 atletas em 2024, prevê um investimento de R$ 400 mil para 2025.
Treinamento e resultados
A coordenadora do Cefat, Elaine Nagano, destacou a importância da experiência para os jovens. “A experiência para as crianças é única, já que é uma competição grande a nível nacional. É um evento muito bem organizado pela Confederação Brasileira, apesar da quantidade de crianças. O cronograma de treinamento de pódio foi muito bem feito”, disse Elaine.
Ela também reforçou o impacto do trabalho desenvolvido no Cefat. “Selecionamos crianças das turmas de iniciação, e aquelas que têm condições físicas são preparadas para competições, tanto no masculino quanto no feminino. Alguns meninos participaram apenas com dois meses de treinamento, sendo essa uma oportunidade única para muitos. É gratificante proporcionar momentos assim, que transformam as crianças em futuros cidadãos do bem.”
O diretor-presidente da Funesp, Maicon Luiz Momadi, celebrou os resultados. “Os resultados que os nossos atletas conquistaram refletem o esforço e o incentivo ao esporte na cidade, promovido pela Prefeitura de Campo Grande. Além disso, todos os atletas contaram com recursos do Fundo Municipal de Esporte e Lazer, garantindo transporte, alimentação e hospedagem.”
Destaques individuais
Infantil Intermediário (Bian)
- 1° Lugar: Individual Geral, Solo, Cogumelo, Argolas e Salto
- 2° Lugar: Paralelas e Barra
Infantil Iniciante (Arthur)
- 9° Lugar: Individual Geral
- Melhores colocações: 7° no Salto, 8° no Solo
Pré-Infantil Intermediário (Luke)
- 6° Lugar: Individual Geral
- 1° Lugar: Salto
Pré-Infantil Iniciante
- Jhuan: 2° Lugar Individual Geral, 2° no Solo
- Emanuel: 4° Lugar Individual Geral, 3° no Solo e Salto
- Isack: 5° Lugar Individual Geral, 2° no Salto
- Gabriel: Melhor colocação no Salto (11° lugar)
Com os resultados individuais e coletivos, Campo Grande reafirmou sua força na ginástica artística, reforçando o papel do Cefat na formação de talentos.