Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campeão paralímpico, sul-mato-grossense Yeltsin Jacques é convocado para Mundial de Atletismo - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Esportes

Campeão paralímpico, sul-mato-grossense Yeltsin Jacques é convocado para Mundial de Atletismo

Dono de duas medalhas de ouro na Paralimpíada de Tóquio-2020 e recordista mundial dos 1.500 metros da classe T11, o atleta foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro nesta semana

Por João Paulo Ferreira | 2 junho, 2023 - 16:56

Em 2024, Paris será sede do maior evento multiesportivo do planeta: a Olimpíada e Paralimpíada. Mas antes, ainda neste ano, alguns atletas já terão o prazer de sentir o “frio na barriga” olímpico na capital francesa. A cerca de 400 dias da competição global mais esperada, a Cidade Luz recebe o Campeonato Mundial de Atletismo, de 8 a 17 de julho, com disputas no Estádio Charlety.

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques é um dos confirmados. Dono de duas medalhas de ouro na Paralimpíada de Tóquio-2020 e recordista mundial dos 1.500 metros da classe T11, o atleta foi convocado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) nesta semana.

Beneficiário do Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte Cultura e Cidadania), Yeltsin competirá em duas provas na capital da França: 5.000 e 1.500 metros. Nesta última, o fundista de Mato Grosso do Sul chegou ao recorde mundial, com a marca de 3m57s60.

“Estou muito feliz e preparado para a competição. Eu e minha equipe estamos treinando muito bem, está todo mundo muito confiante. Essa vai ser a competição já para sentir o clima dos Jogos Paralímpicos do ano que vem, porque estaremos na mesma cidade, mesma época do ano e com atletas de alto nível que também estarão na Paris-2024. O frio na barriga já é muito grande e vamos com foco total”, destaca Yeltsin, que em Tóquio foi o responsável por garantir a 100ª medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos.

O atleta revela que seu nível técnico e físico está bem próximo ao alcançado para a edição de Tóquio-2020. “Estou trabalhando com periodização para chegar melhor ainda em Paris-2024, para buscar novamente as medalhas de ouro para o Brasil. Feliz que já estou bem próximo do nível desejado, os treinos estão saindo muito bem e já podemos esperar grandes resultados agora no Campeonato Mundial, maior competição desse ano”.

Ainda neste ano, Yeltsin terá pela frente os Jogos Parapan-Americanos, maior competição paralímpica das Américas, que acontecerá em Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro. Em maio do ano que vem, entre os dias 17 e 25, o sul-mato-grossense participará de mais uma edição do Campeonato Mundial, que desta vez terá Kobe, no Japão, como cidade-sede.

Brasil no Mundial de Paris

No Mundial de Atletismo de Paris 2023, a seleção brasileira contará com uma delegação maior do que em Dubai 2019, quando o país convocou com 43 atletas convocados. Naquela ocasião, os brasileiros fizeram a melhor campanha da história do país na competição, na segunda colocação do quadro geral, com 39 medalhas no total: 14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze. O desempenho superou o resultado da edição de Lyon 2013, que até então era a melhor performance nacional, com 16 ouros, 10 pratas e 14 bronzes, na terceira posição geral.

O atletismo é uma das modalidades mais vitoriosas do país. Na história dos Jogos Paralímpicos, o atletismo é a que obteve a maior quantidade de medalhas para o Brasil, com 170 pódios no total.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções