Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campo Grande sedia etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Esportes

Campo Grande sedia etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô

Lutas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão, nos dias 30 de abril e 1º de maio

Por Redação | 26 abril, 2022 - 9:27

A capital de Mato Grosso do Sul recebe, nos dias 30 de abril e 1º de maio, o Campeonato Brasileiro de Judô – Região IV. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com a Federação Estadual da modalidade (FJMS).

As lutas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão), sendo classificatórias para a final do Brasileiro nas classes sub-13 e sub-15, que acontecerá em Curitiba (PR), nos dias 15 e 16 de outubro. Na sub-18, sub-21 e sênior, as disputas valem pontos para o ranking nacional. Ao todo, são x categorias de peso: superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e superpesado, nos gêneros feminino e masculino.

“Os atletas sul-mato-grossenses possuem um histórico brilhante nos esportes de luta em geral e o estado sempre foi uma referência nacional no judô”, afirma o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Portanto, as competições aqui sediadas são sempre bem-vindas, dando o merecido reconhecimento aos nossos desportistas, técnicos, dirigentes e árbitros”, conclui.

Para Marcelo Matos, diretor técnico da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), é uma alegria imensa sediar a competição. “Depois de dois anos de pandemia, onde grandes eventos foram cancelados, nosso estado recebe um dos maiores campeonatos de judô do Brasil ”, relata Marcelo. “Mato Grosso do Sul é um celeiro de campeões, temos excelentes resultados nacionais e internacionais. O apoio do Governo do estado e da Fundesporte estão sendo essenciais na organização”, conclui o presidente.

Além de atletas de Mato Grosso do Sul, também participarão judocas do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia. No total, 686 atletas (396 no masculino e 290 no feminino) estarão nos tatames. Destes, 175 são sul-mato-grossenses, que serão maioria na competição. Com 156 atletas, o Distrito Federal tem a segunda maior delegação e o Mato Grosso a terceira, com 150 judocas.

Mato Grosso do Sul volta a sediar o Região IV após seis anos. E o “fator casa” fez a diferença. Em 2016, em Campo Grande, a delegação sul-mato-grossense foi campeã geral com folga, conquistando 95 medalhas (44 ouros, 26 pratas e 25 bronzes), 28 a mais que o segundo colocado, o Distrito Federal.

A judoca Aléxia Vitória Nascimento, atual tricampeã pan-americana, atleta de apoio do judô brasileiro na Olimpíada de Tóquio-2020 e contemplada pelo programa Bolsa Atleta do Governo do Estado, também marcará presença no ginásio Guanandizão. O evento é aberto ao público, e as lutas começam às 9 horas, todos os dias.

Além de Campo Grande, mais quatro cidades recebem as etapas regionais: Betim (MG) sediou o Brasileiro da Região III e em Curitiba (PR) teve o da Região V; em Belém (PA) ocorrerá o Região I e em Natal (RN), o Região II.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções