Por João Paulo Ferreira | 14 novembro, 2024 - 14:02
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na última terça-feira (12) o calendário para o futebol profissional masculino em 2025, antecipando o início dos campeonatos estaduais para 12 de janeiro. No Mato Grosso do Sul, o Estadual Sul-Mato-Grossense também seguirá este cronograma, finalizando sua edição até 26 de março em 16 datas, o que será discutido em reunião do Conselho Arbitral nesta quarta-feira (13), na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), em Campo Grande.
Os clubes sul-mato-grossenses que participaram da final do Estadual de 2024, Operário (campeão) e Dourados AC (vice), têm compromissos confirmados em competições nacionais no próximo ano. Ambas as equipes disputarão a Copa do Brasil, com a primeira fase programada para os dias 19 e 26 de fevereiro. Além disso, o Operário, vencedor estadual, participará também da Copa Verde e da Série D do Campeonato Brasileiro. A Copa Verde ainda não teve seu calendário detalhado, mas ocorrerá no primeiro semestre, enquanto a Série D começará em 13 de abril e seguirá até 28 de setembro.
Uma novidade destacada pela CBF para 2025 é a extensão do Campeonato Brasileiro da Série A, que será disputado em dez meses, de 29 de março a 21 de dezembro. O formato visa minimizar conflitos com o calendário internacional, incluindo o Mundial de Clubes da Fifa, programado para ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho, período em que o Brasileirão será suspenso. Além disso, não haverá jogos do campeonato em datas de partidas da Fifa, respeitando os compromissos internacionais dos clubes brasileiros.
Segundo Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, as mudanças no calendário foram resultado de “muito diálogo” com federações, clubes e representantes de atletas, visando criar uma estrutura mais equilibrada para o futebol brasileiro.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções