Por João Paulo Ferreira | 19 novembro, 2024 - 10:43
Entre os dias 1º e 11 de dezembro, Bucaramanga, na Colômbia, sediará a 28ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares. O evento, organizado pelo Conselho Sul-Americano de Desporto, em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e o Ministério do Esporte, reunirá atletas de 12 países em competições nas modalidades de atletismo, natação, judô, futsal, basquetebol, entre outras. O Brasil será representado por 232 pessoas, incluindo atletas e membros da comissão técnica.
Mato Grosso do Sul terá a honra de ser representado por três talentosos estudantes-atletas. São eles: Janaina de Lima Colman, de Ponta Porã, Ana Clara Alegre, de Aquidauana, e Maria Eduarda da Silva, de Três Lagoas, que competirão em diferentes modalidades.
Janaina Colman busca recorde no lançamento de martelo
Janaina de Lima Colman, de 13 anos, será uma das representantes de MS no atletismo, competindo na prova de lançamento de martelo. Beneficiária do programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso do Sul e integrante do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), a atleta vem de uma grande conquista. Em outubro, ela garantiu a medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizados em Recife (PE), e agora se prepara para disputar o título sul-americano.
“Pratico o lançamento de martelo há um ano e meio, e é minha paixão. Minha expectativa é bater meu recorde, disputar o pódio e representar bem o meu país”, afirmou Janaina, com entusiasmo.
Ana Clara Alegre conquista ouro nos Jogos Escolares Brasileiros
A judoca Ana Clara Alegre, também de 13 anos e natural de Aquidauana, será outra representante de MS nos Jogos Sul-Americanos Escolares. Com sete anos de dedicação ao judô, Ana garantiu sua vaga na competição internacional após conquistar a medalha de ouro nos JEBs deste ano. A atleta também é beneficiária da Bolsa Atleta.
“Fico muito feliz em poder representar o Brasil. Essa convocação é fruto de muito treino e dedicação”, comentou Ana Clara.
Maria Eduarda da Silva mira pódio nos 80 metros com barreiras
Maria Eduarda da Silva, de 14 anos, de Três Lagoas, também fará parte da delegação brasileira, competindo no atletismo, na prova dos 80 metros com barreiras. Assim como suas colegas de equipe, Maria é beneficiária do Bolsa Atleta e do Programa MS Desporto Escolar. Ela conquistou a medalha de prata nos JEBs, o que lhe garantiu a vaga para o campeonato sul-americano.
“A importância desse campeonato é dar visibilidade e novas oportunidades para atletas como eu. Minha expectativa é melhorar minha marca, ficar entre as oito melhores e, se Deus quiser, chegar ao pódio”, destacou Maria.
Karina Quaini integra delegação brasileira como delegada
Além das atletas, Mato Grosso do Sul será representado também pela diretora de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, Karina Quaini. Ela foi convidada pela CBDE para integrar a delegação brasileira como delegada de modalidade esportiva.
“Fui convocada pela CBDE e pela FEEMS (Federação de Esporte Escolar de Mato Grosso do Sul) devido à minha participação desde a primeira edição como chefe de delegação de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de muito aprendizado. Participar de um evento sul-americano certamente nos trará novos conhecimentos. É uma oportunidade de troca de experiências e de conhecer pessoas de outros 12 países do continente, o que nos enriquece muito”, afirmou Karina.
A delegação brasileira, composta por atletas, comissão técnica e representantes de diversas entidades, já se prepara para mais um evento de grande importância para o esporte escolar sul-americano.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções