Por João Paulo Ferreira | 11 julho, 2023 - 16:54
Paulo André Gonçalves da Silva, natural de Mato Grosso do Sul, se destacou no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Wrestling realizado no último fim de semana em Santiago, no Chile. O jovem atleta de 19 anos conquistou a medalha de bronze e contribuiu para que o Brasil alcançasse um recorde de pódios na competição continental da categoria, somando nove medalhas no total.
Paulo Silva, beneficiário do programa Bolsa Atleta, do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), garantiu a terceira colocação na categoria de 74 quilogramas (kg), no estilo livre masculino. Sua luta decisiva para alcançar o pódio foi contra o mexicano Yael Alejandro Ake, com uma vitória por 12 pontos a zero.
Essa foi a terceira participação internacional do lutador sul-mato-grossense. Em 2021, Paulo conquistou a medalha de prata no Pan-Americano da classe cadete (15 a 17 anos), na categoria de 65 kg. Além disso, ele já competiu no Campeonato Mundial Escolar de Lutas, os Combat Games.
Durante o campeonato realizado na capital chilena neste ano, Paulo contou com a orientação de Agnaldo Pereira dos Santos, um dos técnicos convocados pela CBW (Confederação Brasileira de Wrestling) para liderar a equipe brasileira. Agnaldo Santos, um dos beneficiados pelo programa Bolsa Técnico de Mato Grosso do Sul, avalia que competições internacionais são ótimas oportunidades de aprendizado e evolução. Ele destaca o alto nível dos atletas de wrestling das Américas e considera o bronze conquistado por Paulo um resultado importante.
Segundo o técnico, conquistar uma medalha em um evento internacional é um sinal de que o trabalho está no caminho certo, mas ainda há espaço para melhorias. Ele já está planejando a preparação dos atletas de wrestling de Mato Grosso do Sul visando às edições de 2028 e 2032 dos Jogos Olímpicos.
A delegação brasileira foi composta por 18 atletas com idades entre 17 e 20 anos, distribuídos em 22 categorias de peso nos três estilos olímpicos da modalidade: greco-romano, livre feminino e livre masculino. Além dos atletas, a equipe contou com três técnicos: Agnaldo Santos, Flavio Ramos e Luzia Fernandes. Das nove medalhas conquistadas, oito foram de bronze e uma de prata.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções