Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Jovens enxadristas de Mato Grosso do Sul brilham no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2023 - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Esportes

Jovens enxadristas de Mato Grosso do Sul brilham no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2023

Estado sul-mato-grossense conquistou 13 posições de destaque, incluindo um título, em competição realizada em Belo Horizonte

Por João Paulo Ferreira | 17 outubro, 2023 - 14:37

Entre os dias 13 e 15 de outubro, Belo Horizonte (MG) sediou o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2023. Organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE), o evento atraiu jovens talentos de todo o Brasil. Mato Grosso do Sul se destacou, conquistando 13 posições no pódio.

O torneio ocorreu no Colégio Militar de Belo Horizonte e contou com a participação de atletas de 13 classes etárias, da sub-5 à sub-18. A equipe de Mato Grosso do Sul foi composta por 37 jogadores, oriundos de várias cidades do estado, e teve o apoio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc).

Erik Kazuhiro Shikasho foi o grande campeão na categoria sub-16 com quatro vitórias e dois empates. Jamilly Maciel Cortez ficou com o segundo lugar na classe sub-14. Ambos os atletas são beneficiários do programa Bolsa Atleta, uma iniciativa do Governo do Estado.

Além deles, outros 11 atletas de Mato Grosso do Sul conseguiram posições de destaque, incluindo Mariana Yassuda e Anna Clara Cavalcante, que ficaram em 4º lugar nas categorias sub-13 e sub-15, respectivamente.

Segundo Matheus Garcett, técnico da equipe sul-mato-grossense, o estado tem despontado no cenário do xadrez de base. “No ano passado, tivemos dois vices e agora voltamos com um título e um vice. É uma conquista muito grande”, afirmou.

Grande parte dos jogadores faz parte do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), que é coordenado pela Fundesporte junto à Secretaria de Estado de Educação (SED). O programa oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas e está presente em 72 instituições de ensino, de 26 municípios do estado.

“Conseguimos levar uma delegação com atletas do Prodesc, e isso foi maravilhoso. As crianças estavam muito ansiosas, e as expectativas foram superadas”, disse Marcelo da Silva, coordenador do xadrez no Prodesc e chefe da delegação sul-mato-grossense.

No total, 26 estudantes-atletas do Prodesc participaram do torneio e oito deles terminaram no top-10. O evento premiou com troféus apenas os primeiros colocados, enquanto os demais atletas que ficaram no top-10 receberam medalhas.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções