Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Novo será julgado nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul
Destaques
Esportes

Novo será julgado nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul

Aquidauanense apresentou denúncia contra o time de Sidrolândia por uma suposta escalação de jogador irregular

Por João Paulo Ferreira | 24 abril, 2023 - 15:29

Foi marcado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD-MS) para a próxima quarta-feira (27) o julgamento do Novo, que está sendo acusado de escalar jogadores irregularmente durante o campeonato sul-mato-grossense de futebol.

A denúncia, junto a um pedido liminar para suspender o campeonato, foi feita no último dia 19 de abril pelo Aquidauanense. Prontamente o presidente do TJD-MS, Patrick Hernandes, decidiu que o Estadual não seria paralisado, mantendo as datas dos jogos de ida e volta da final, no domingo 23 e 30 de abril, respectivamente.

“Teremos quórum sim, processo será julgado quarta-feira, sem erro. Por conta da final”, adiantou Patrick. O jogo de volta no Estadual entre Operário e Costa Rica será disputados no próximo domingo (30), às 15h, no Estádio Laertão.
Na semana dos fatos, o procurador Wilson dos Anjos, instaurou diligência para obter mais informações do Novo e da própria Federação de Futebol do Estado (FFMS). “O Wilson reuniu o comunicado da Federação e a notícia de infração do Aquidauanense e ofereceu a denúncia contra o Novo, recomendando a perda de quatro pontos pela escalação irregular dos atletas”, explicou Patrick ao site ge.

Para definir de vez a situação do Clube, o julgamento vai reunir representantes do Novo e do TDJ-MS através da 1ª Comissão Disciplinar, sendo Andre Luis Andrade de Oliveira o relator. Segundo Patrick, qualquer decisão será pautada no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), bem como no regulamento do Sul-Mato-Grossense.

“O artigo 214 do CBJD prevê que a escalação de atleta irregular gera a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, no caso do futebol, três pontos, além da pontuação alcançada dentro de campo com o atleta irregular e de multa”, disse o presidente. O valor da multa pode variar entre R$ 100 a R$ 100 mil.

Caso o Novo perca os pontos previstos, a tabela do Grupo B sofre alteração. Com 11 pontos, o Clube cai para a 4ª colocação, dando espaço para o Aquidauanense, que tem 10.

Entenda o caso

O Aquidauanense, que caiu nas quartas de final diante do Costa Rica, enviou denúncia de escalação irregular do atacante Lisandro Pires Sides que, conforme denunciado, teria sido inscrito fora do prazo permitido, até o dia 17 de março.

No entanto, o presidente do Novo, Éder Cristaldo, afirmou que o atleta foi inscrito dentro das normas. “Não há nada irregular, todos foram incluídos no campeonato dentro do prazo. É humanamente impossível a inclusão de jogadores fora do horário e principalmente final de semana e consta que os três foram inscritos no dia 18, sábado. Agora, se houve erro sistêmico entre CBF/Federação ou vice-versa, não temos nada com isso”.

 

Mais Notícias
Interior

Lula vem a MS para inauguração da maior fábrica de celulose do mundo em Ribas do Rio Pardo

4 dezembro, 2024

Justiça

Caso Sophia: Júri da mãe e do padrasto pela morte de menina de 2 anos começa em Campo Grande

4 dezembro, 2024

Polícia

Mãe esfaqueia filho durante festa no Vida Nova

4 dezembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções