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Procon de Campo Grande divulga pesquisa sobre intenção de compras para o Dia dos Pais

Levantamento revela preferências de consumidores e impacto da inflação nos presentes

Por João Paulo Ferreira | 10 agosto, 2023 - 10:00

O Procon Municipal divulgou os resultados de uma pesquisa realizada entre os dias 3 e 7 de agosto, que analisou a intenção de compras dos consumidores para o Dia dos Pais. A pesquisa, conduzida pela Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, ouviu 352 consumidores da Capital com idade superior a 18 anos, por meio de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha.

Segundo os dados obtidos, 61,9% dos entrevistados planejam presentear no Dia dos Pais deste ano. Por outro lado, 27,3% afirmaram que não têm intenção de presentear, enquanto 10,8% ainda não decidiram sobre a compra dos presentes.

Entre os que pretendem presentear, a pesquisa revelou que 44,3% escolherão presentes para os pais, enquanto 23,8% têm a intenção de presentear esposos ou namorados. Os avôs foram mencionados por 10,9% das intenções, enquanto outras pessoas importantes representam 10,6%. Padrastos e filhos tiveram menções de 8,5% e 2,1%, respectivamente.

No que diz respeito aos produtos mais desejados, artigos de vestuário lideram a lista com 29,7% das preferências, seguidos por perfumes e cosméticos com 23,8%. Acessórios como relógios e pulseiras representam 19,7%, calçados somam 18,8%, eletrônicos correspondem a 5% e livros a 3,1%.

A pesquisa também destacou que, em meio ao controle da inflação em 2023, 75,4% dos consumidores perceberam aumentos nos preços dos presentes pretendidos. Por outro lado, 19,7% acreditam que os preços permaneceram na mesma média do ano anterior, enquanto 4,9% alegam que os preços até diminuíram.

Quanto aos gastos planejados, a maioria dos entrevistados (56,9%) pretende gastar entre R$100 e R$200 com o presente. Enquanto isso, 30% estimam um investimento de até R$100, 8,7% planejam gastar entre R$200 e R$500, e 4,3% estão dispostos a desembolsar mais de R$500.

No que diz respeito aos locais de compra, 29,2% dos consumidores optarão pelo comércio popular, 24,1% preferem shopping, 17,5% ainda não decidiram, 10,9% escolherão lojas de bairro, 9,7% procurarão revendedores de cosméticos e 8,6% têm preferência por compras online.

A pesquisa revelou também que, em busca de melhores preços, 72,9% dos consumidores planejam realizar pesquisa de preço, enquanto 15,5% não farão esse tipo de pesquisa e 11,6% ainda não decidiram.

Em relação às formas de pagamento, 52% optarão pelo pagamento à vista, enquanto 48% escolherão o pagamento parcelado. Entre aqueles que optarão pelo parcelamento, 73,3% utilizarão o cartão de crédito, sendo o boleto a segunda opção mais popular, com 11% das preferências.

Os fatores determinantes na escolha do presente também foram destacados na pesquisa. O preço do produto foi apontado como o fator mais importante para 29,6% dos entrevistados, seguido pelo atendimento com 26,6%. Promoções foram mencionadas por 25,4% dos participantes, enquanto 13,1% valorizam a diversidade de produtos e 5,4% consideram o ponto de venda como um fator crucial em sua decisão de compra.

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