Por João Paulo Ferreira | 20 dezembro, 2022 - 8:21
Promovendo a mobilidade na consulta de informações, através de software de tramitação de processos eletrônicos, os arquivos geridos já apresentam excelentes resultados no órgão com economia de mais de 85 mil folhas de papéis em 3 meses.
A especialista em Gestão de Negócios e assessora de negócios da Digix, Gizeuda Marioto, explica o que a digitalização de processos proporciona aos servidores e consumidores com a modernização do ambiente de trabalho. “As pessoas estão mais tecnológicas e acessando as plataformas digitais, o Governo Federal, por exemplo, já tem 84% dos seus serviços disponíveis de forma digital e Mato Grosso do Sul caminha para essa adesão. O e-procon, além de ser um projeto de transformação digital, traz mais produtividade em menos tempo de trabalho, proporciona para o consumidor um atendimento mais rápido e acessível.”
Com dados e visão estratégica, a especialista explica que é possível enumerar os reflexos do e-procon, como a redução de custos com materiais de escritório, cerca de 90% das impressões, e através de software, obter informações em tempo real, o que beneficia fornecedores com acesso aos processos independentemente de sua localização, maior interação com o órgão, dada a centralização da comunicação e tendo mais agilidade nas respostas. Em relação aos consumidores, é possível ter mais eficiência na resolução dos processos, ampliando a comodidade para consultas, além de maior transparência.
A tecnologia facilita o acesso da informação e cada processo integrado ao ambiente digital contribui cada vez mais para a eficiência da máquina pública, e o superintendente do Procon-MS, Rodrigo Vaz, explica como a extração de dados pode beneficiar consumidores e fornecedores.
“Uma das ferramentas que a digitalização nos trouxe é o B.I (Business Intelligence), com a extração de dados em tempo real, nós conseguimos tomar decisões e fazer ações em defesa coletiva ou individual, seja para educar ou prevenir. Além do empoderamento dos consumidores com os processos digitais, o trabalho integrativo trouxe mais comodidade, autonomia, transparência, segurança e velocidade nos resultados.”
O convidado especialista em educação e direito do consumidor, Marcelo Salomão, atuou durante seis anos à frente da superintendência do Procon-MS explicou sobre a transição de um modelo operacional convencional/manual para a automação dos processos do órgão.
“O Procon quando utilizava uma ferramenta mais simples, a busca por um dado demandava tempo para localizar e consultar documentos, muitas vezes trabalhávamos no escuro, porque os relatórios eram básicos, não eram analíticos, e para quem está na gestão é preciso atingir resultados e quando obtém uma ferramenta digital que fornece um relatório completo, é possível prevenir, combater, melhorar e proteger a coletividade.”
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