Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Águas cristalinas de Bonito estão ameaçadas: Prefeito revoga decreto que protegia margens do Rio Formoso - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

Águas cristalinas de Bonito estão ameaçadas: Prefeito revoga decreto que protegia margens do Rio Formoso

Decisão de 2018 protegia rio de agressões como a remoção de vegetação e drenos

Por Redação | 12 abril, 2021 - 14:20

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), revogou o decreto que protegia as margens do Rio Formoso na cidade. Um dos cartões-postais do município, estado e país. A decisão foi publicada no Diário Oficial da cidade no último dia 8.

De acordo com o texto, o Decreto 38, de 7 de março de 2018, que havia declarado como área de interesse social as margens direita e esquerda do Rio Formoso, da nascente a sua foz no Rio Miranda, foi revogado

Há três anos, o dispositivo passou a proteger as margens do rio, proibindo a retirada de água em escala, inclusive para abastecimento urbano, além de impedir a formação de lagoas artificiais, seja em área urbana ou zona rural.

A medida foi tomada em 2018 para resguardar o banhado do Formoso, que sofria agressões como a remoção de vegetação e drenos. O documento destacava a importância econômica das águas cristalinas, que além de lindas, são fundamentais para o turismo.

A descoberta do novo decreto, ainda na quinta-feira, levou à mobilização da sociedade e à promessa do prefeito de que vai revogá-lo. Mas a situação acendeu o alerta de que a proteção do rio por decreto é frágil e articulação agora é para que o tema vire lei.

 

 

Mais Notícias
Capital

Voo com estudantes campo-grandenses para Londres faz pouso de emergência em Portugal

28 março, 2024

Polícia

Cinco pessoas são presas durante operação contra ‘gato’ de energia na Capital

28 março, 2024

Educação

Colégio Eleitoral da UFMS define calendário e regras para eleição do novo reitor

28 março, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções