Por Viviane Freitas | 28 junho, 2022 - 11:59
Se costuma dizer que “virou febre” tudo que ganha, em curto espaço de tempo, a simpatia de uma quantidade expressiva de pessoas. Aqui e em todo o país, a nova “febre” é o Beach Tennis, na tradução literal tênis praticado em quadra de areia. Criado em meados de 1987 na província de Ravenna, na Itália, em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos.
Se o nome remete a uma prática realizada na areia em frente ao mar, a recente popularidade do esporte vem justamente de cidades que não tem praia. Impulsionado pela necessidade de distanciamento provocada pela pandemia, o Beach Tennis ganhou espaço por ser uma atividade praticada sem contato físico direto entre os jogadores. Logo a demanda foi percebida por empreendedores de cidades longe do litoral. Hoje, todos que tem um terreno ocioso estão vendo na construção e aluguel de quadras adaptadas para o Beach Tennis um opção de ganhar dinheiro.
Em Dourados, a “febre” está em todos os lugares. O professor Celso, por exemplo, dá aulas de tenis há 30 anos. Com a chegada do Beach Tennis, fêz cursos, adaptou as quadras da AECD (Associação de Esporte, Cultura e lazer de Dourados) e é uma das referências da modalidade, que já possui campeonato estadual e campeonatos regionais. A cidade possui uma associação de praticantes e o estado possui a Federação de Beach Tennis de Mato Grosso do Sul, que dentre outras atividades realiza o Circuito Sul-mato-grossense de Beach Tennis, com etapas em Campo Grande e outros municípios do estado.
Além de descontraído e divertido, o Beach Tennis é uma atividade física bastante intensa. O fato de ser praticado na areia potencializa o gasto calórico e colabora com o fortalecimento dos músculos das pernas, além de ativar o corpo todo, aumentando a resistência física e trazendo benefícios para o sistema cardiovascular e respiratório e também para a coordenação motora. Além disso, a areia absorve impacto sendo muito mais difícil causar uma lesão, além de ser um esporte “democrático”: pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, e agora é democrático também na localização, podendo ser praticado nas mesmas condições também em qualquer cidade, perto da praia ou não.
As medidas da quadra de Beach Tennis para a disputa de jogos de simples são 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Para os jogos de duplas, formato mais frequente tanto na prática competitiva quanto na recreativa, o comprimento permanece o mesmo, porém a largura é ampliada para 8 metros, deixando a quadra com as mesmas dimensões usadas no vôlei de praia. Em Dourados, várias escolas de Tenis adaptaram ou construíram quadras para o ensino da prática do esporte.
Com informações O Progresso
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções