Por Viviane Freitas | 21 março, 2022 - 11:27
Os autotestes para a Covid-19 foram aprovados em fevereiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas só chegaram nas farmácias de Mato Grosso do Sul em março. neste mês. Em Campo Grande o autoteste começou a ser comercializada no dia 16. Já no interior o produto ainda está começando a ser incluído, em Três Lagoas por exemplo já é possível encontrar o produto por R$ 70.
O autoteste é um exame semelhante ao teste rápido de antígeno, mas pode ser feito em casa sem a necessidade de um profissional de saúde. O produto é capaz de detectar a presença do coronavírus no organismo com mais de 99% de assertividade e o resultado fica pronto em 15 minutos, em média.
Para o consumidor evitar a compra do produto falso, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS) divulgou um alerta informando como conferir através do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se há regularização das farmácias e do autoteste comprado.
Conforme orientação da CRF/MS, ao adquirir o autoteste, a pessoa deve tirar todas as dúvidas sobre como realizar o exame com o farmacêutico, para evitar qualquer erro na data da realização do exame, quando for aplicar o teste de maneira independente.
“O auto-teste deve ser utilizado pelo consumidor de maneira responsável, o profissional farmacêutico que vai orienta-lo principalmente sobre como coletar o material e executar o teste, a coleta deve ser feita entre 3 a 5 dias após observar o tempo de exposição a um caso positivo ou o tempo dos sinais de sintomas do Covid.” explica o Presidente da CRF/MS, Flávio Shinzato.
De acordo com a Anvisa, para evitar que o consumidor compre um produto falso, é necessário conferir se o autoteste está registrado pela Anvisa para uso, o consumidor pode consultar uma lista de produtos que tem essa aprovação através do link.
Também é possível identificar se a farmácia que está vendendo o autoteste, está licenciada pelo órgão de vigilância sanitária local para comércio de artigos médicos e ortopédicos. Consultando no site da Anvisa a autorização da empresa.
Se caso o resultado do teste for positivo, a CRF informa que o aplicante deve refazer o exame em um laboratório de análises clínicas ou farmácia com aplicação do teste feita por um farmacêutico, para comprovação do resultado.
ORIENTAÇÃO
O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Flávio Shinzato, destaca que o autoteste deve ser feito em pessoas sintomáticas. “Aquelas que apresentam dor de garganta, febre, cansaço excessivo ou tosse. E, sobretudo, em caso de estar contaminado, é importante informar as autoridades locais para a notificação do caso, além do isolamento imediato e tratamento com medicamentos, se for necessário”, acrescenta Shinzato.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções