Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Covid-19: autoteste chega às farmácias de MS; saiba como evitar testes falsos - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

Covid-19: autoteste chega às farmácias de MS; saiba como evitar testes falsos

O produto é vendido a R$  70

Por Viviane Freitas | 21 março, 2022 - 11:27


Os autotestes para a Covid-19 foram aprovados em fevereiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas só chegaram nas farmácias de Mato Grosso do Sul em março. neste mês.  Em Campo Grande o autoteste começou a ser comercializada no dia 16.  Já no interior o produto ainda está começando a ser incluído, em  Três Lagoas por exemplo já é possível encontrar o produto por R$  70.

O autoteste é um exame semelhante ao teste rápido de antígeno, mas pode ser feito em casa sem a necessidade de um profissional de saúde. O produto é capaz de detectar a presença do coronavírus no organismo com mais de 99% de assertividade e o resultado fica pronto em 15 minutos, em média.

Para o consumidor evitar a compra do produto falso, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS) divulgou um alerta informando como conferir através do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se há regularização das farmácias e do autoteste comprado.

Conforme orientação da CRF/MS, ao adquirir o autoteste, a pessoa deve tirar todas as dúvidas sobre como realizar o exame com o farmacêutico, para evitar qualquer erro na data da realização do exame, quando for aplicar o teste de maneira independente.

“O auto-teste deve ser utilizado pelo consumidor de maneira responsável, o profissional farmacêutico que vai orienta-lo principalmente sobre como coletar o material e executar o teste, a coleta deve ser feita entre 3 a 5 dias após observar o tempo de exposição a um caso positivo ou o tempo dos sinais de sintomas do Covid.” explica o Presidente da CRF/MS, Flávio Shinzato.

De acordo com a Anvisa, para evitar que o consumidor compre um produto falso, é necessário conferir se o autoteste está registrado pela Anvisa para uso, o consumidor pode consultar uma lista de produtos que tem essa aprovação através do link.

Também é possível identificar se a farmácia que está vendendo o autoteste, está licenciada pelo órgão de vigilância sanitária local para comércio de artigos médicos e ortopédicos. Consultando no site da Anvisa a autorização da empresa.

Se caso o resultado do teste for positivo, a CRF informa que o aplicante deve refazer o exame em um laboratório de análises clínicas ou farmácia com aplicação do teste feita por um farmacêutico, para comprovação do resultado.

ORIENTAÇÃO

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Flávio Shinzato, destaca que o autoteste deve ser feito em pessoas sintomáticas. “Aquelas que apresentam dor de garganta, febre, cansaço excessivo ou tosse. E, sobretudo, em caso de estar contaminado, é importante informar as autoridades locais para a notificação do caso, além do isolamento imediato e tratamento com medicamentos, se for necessário”, acrescenta Shinzato.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em Maracaju

17 maio, 2024

Saúde

Prefeitura de Dourados realiza atendimentos de saúde e vacinação no Jóquei Clube neste sábado

17 maio, 2024

Capital

Moradores comemoram licitação para pavimentação no Jardim Tarumã

17 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções