Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Para lacrar nas redes sociais, professor petista atacou crianças do CEIM de Dourados mas também se "fantasiou" de indígena - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Para lacrar nas redes sociais, professor petista atacou crianças do CEIM de Dourados mas também se “fantasiou” de indígena

"Indígena não é fantasia" disse Tiago Botelho em uma publicação no Instagram, mas em outra ele mesmo utiliza ornamentos indígenas

Por Redação | 3 março, 2023 - 17:15

O professor universitário Tiago Botelho publicou em suas redes sociais uma foto expondo crianças do Centro de Educação Infantil Municipal- CEIM de Dourados. Sem pensar na exposição das crianças, o objetivo de Tiago era atacar a educação da cidade para ganhar notoriedade política, já que ele se coloca como pré-candidato à prefeitura do município.

“Dourados é acidade com maior número de indígenas de MS. O prefeito achou legal distribuir cadernos com foto de crianças brancas e adereços indígenas. Primeiro, indígena não é fantasia. Segundo, a foto mostra o descaso da gestão com os povos indígenas de Dourados. É vergonhoso” publicou Botelho em suas redes sociais.

Em nota a prefeitura de Dourados esclareceu os fatos. Veja na íntegra a declaração da prefeitura por meio de sua assessoria de imprensa:

“O Centro de Educação Infantil Municipal- CEIM, programou no ano de 2022 trabalhar diversas temáticas com as crianças.
Para o terceiro bimestre foi trabalhado o projeto Meu Mato Grosso do Sul. A proposta foi contemplar os povos que migraram para o Estado, os povos indígenas, a alimentação da região, a literatura, as artes e os artistas.
Para finalizar este projeto programamos uma noite cultural onde as crianças fizeram apresentações de dança com músicas características dos povos contemplados no projeto (gaúchos, japoneses, indígenas, paraguaios, nordestinos, dentre outros) e exposição das atividades realizadas durante o bimestre.
Para trabalhar a cultura indígena, a professora da turma do Maternal II, planejou a visita de uma professora indígena da etnia Terena do município de Dourados/MS para que pudesse realizar uma conversa com as crianças sobre seus costumes.
Como estava previsto a culminância do projeto na instituição, a professora regente I da sala, pensou em homenagear os povos indígenas da cidade, assim pediu ajuda a convidada para escolha da música e preparo da vestimenta das crianças, esta por sua vez atendeu prontamente o pedido e além de sugerir a música, se dispôs a pintar a roupa que as crianças vestiriam no dia da apresentação.
No mês de novembro de 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Dourados, promoveu o 1º REMEFEST e convidou as instituições de ensino a participarem. Como o CEIM já havia apresentado esta e outros danças típicas dos migrantes do MS para a comunidade escolar, estendeu a apresentação para o publico da Rede Municipal de Ensino no referido evento.
O fato da foto da apresentação das crianças ter sido escolhida para a capa da agenda da Rede Municipal de Ensino – REME, foi uma forma de homenagear o trabalho desenvolvido dentro das quatro paredes da instituição educativa e que por consequência dos povos indígenas, população tão significativa em nosso município”.

A história que já era bizarra pelo fato de Tiago atacar as crianças para atingir a prefeitura fica ainda mais curiosa, quando nas redes de Botelho há fotos em que ele se “fantasia” de indígena – ato que ele próprio disse repudiar.

Veja uma foto publicada em seu Instagram:

Apesar de dizer que repudia o uso de ornamentos indígenas por pessoas brancas, Tiago age exatamente da mesma forma e publica em sua rede social fotos utilizando-se da mesma ação.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Capital

APAE de Campo Grande debate assédio moral e discriminação no trabalho durante SIPAT

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções