Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Vacinação contra a Covid-19 será descentralizada em Dourados - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Vacinação contra a Covid-19 será descentralizada em Dourados

A partir de segunda, todas as 36 unidades de saúde passam realizar a vacinação

Por Redação | 28 janeiro, 2022 - 14:31

A Sems (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do setor de Imunização, dá início a descentralização da vacinação em Dourados. A partir de segunda-feira (31), as 36 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município passarão a disponibilizar doses do imunizante, facilitando o acesso da população à vacina.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, a medida ocorre em um momento em que a população douradense está com a vacinação avançada. “Dessa forma nós conseguimos levar para mais perto das pessoas o imunizante, evitando aglomerações, pois as demandas ocorrem nos postos em que já estão cadastradas”, ressaltou.

A Central de Vacinação, montada no Pavilhão de Eventos, atende neste sábado, das 8h às 12h, normalmente e após a descentralização ficará como local de retaguarda, porém sem uso após segunda-feira. “O Pavilhão serviu como ponto de vacinação por mais de 8 meses, mas, com a descentralização dos imunizantes, conseguiremos atender esta demanda nos postos”, explicou Waldno.

Com isso, as UBS passam a receber todas as faixas etárias contempladas pela vacinação, desde crianças, adolescentes e adultos. “Os postos passarão a disponibilizar todas as doses e de todos os laboratórios”, destacou.

Doses 1, 2, 3 e reforço Janssen

Em Dourados, a vacinação está aberta para todos os públicos, com mais de 18 anos, ou adolescentes que tenham entre 12 e 17 anos. Para tomar a vacina é preciso estar atento às datas impressas no comprovante de vacinação, entregue no momento em que tomou a primeira dose.

O intervalo dos imunizantes Coronavac e Pfizer é de 30 dias, para a segunda dose, e para a vacina da Astrazeneca é preciso esperar dois meses (60 dias). A terceira dose e a dose de reforço é aplicada apenas no público de 18 anos ou mais e é preciso esperar o período de 4 meses para se vacinar.

Serviço: Sábado a imunização ocorre na Central de Vacinação, das 8h às 12h. A partir de segunda-feira (31), o agendamento e a vacinação seguem o horário de funcionamento dos postos, das 7h às 11h e 13h às 17h.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Capital

APAE de Campo Grande debate assédio moral e discriminação no trabalho durante SIPAT

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções