Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Lula vem a MS para inauguração da maior fábrica de celulose do mundo em Ribas do Rio Pardo
Destaques
Economia

Lula vem a MS para inauguração da maior fábrica de celulose do mundo em Ribas do Rio Pardo

Evento destaca geração de empregos e fortalecimento econômico no estado

Por João Paulo Ferreira | 4 dezembro, 2024 - 14:54

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará nesta quinta-feira (5) da inauguração da nova fábrica de celulose da Suzano, considerada a maior do mundo em capacidade de produção. O evento está programado para as 9h (horário local) e será realizado na unidade localizada na BR-262, km 220, em Ribas do Rio Pardo, a cerca de 98 km de Campo Grande.

A fábrica, que aumenta em 2,55 milhões de toneladas a capacidade de produção anual da Suzano, representa um incremento de mais de 20% na operação da companhia, que agora atinge 13,5 milhões de toneladas por ano. Com o investimento, foram gerados cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia de Ribas do Rio Pardo e região.

Mudanças na agenda presidencial

Originalmente, a agenda do presidente incluía uma visita à terra indígena Ñande Ru Marangatu, no município de Antônio João, onde ocorreria uma entrega simbólica das terras aos guarani-kaiowá. No entanto, o compromisso foi cancelado. A área foi adquirida pelo governo federal este ano por R$ 27,8 milhões, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), e o prazo para a desocupação pelos antigos proprietários já foi definido.

Terceira visita de Lula ao estado em 2024

Esta será a terceira vez que Lula visita Mato Grosso do Sul em 2024. Em abril, ele esteve em Campo Grande para celebrar a exportação de carne para a China pela unidade da JBS na capital. Em junho, o presidente sobrevoou o Pantanal durante o período de incêndios florestais e anunciou novas diretrizes para o manejo integrado do fogo no bioma, em parceria com o governo estadual e especialistas.

Importância para a economia regional

Com três fábricas em operação no estado, a Suzano agora concentra uma produção de 5,8 milhões de toneladas de celulose no Mato Grosso do Sul. A nova unidade simboliza não apenas o avanço da empresa no mercado global, mas também um importante impulso para a economia local, com reflexos em áreas como logística, indústria e manejo florestal.

Mais Notícias
Política

VÍDEO: Senadora Soraya cita Bolsonaro e bate boca com Ciro Nogueira na CPI das Bets

4 dezembro, 2024

Meio Ambiente

Filhote de tuiuiú sem asa recebe apoio emocional do irmão saudável em zoológico

4 dezembro, 2024

Justiça

Confissão? Padrasto de Sophia usa camiseta de personagem que matou a própria família no júri

4 dezembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções