Por Viviane Freitas | 16 julho, 2021 - 9:43
Até o fim deste ano a SES/MS (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul) pretende implantar quatro Centros de Reabilitação para pacientes pós-Covid. As unidades vão funcionar na capital, Campo Grande, em Dourados, Corumbá e Três Lagoas, municípios estratégicos no atendimento de macrorregiões via SUS (Sistema Único de Saúde).
A intenção é que sejam ofertados gratuitamente a pacientes recuperados da Covid-19 tratamentos especializados que possam reabilitá-los de sequelas provenientes da doença, como é o caso de sessões de fisioterapia, por exemplo.
“Vamos levar essa demanda amanhã ao ministro da Saúde [Marcelo Queiroga]. É uma estratégia que queremos estabelecer considerando que em breve e até o fim deste ano pretendemos estar com uma cobertura vacinal completa a nossa população e acreditamos que um cenário ainda mais decrescente com relação à doença”, disse o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.
Ainda conforme o secretário, o Estado planeja ainda a retomada por meio de ‘caravanas da saúde’ dos atendimentos de exames e cirurgias eletivas que, por conta da pandemia, foram suspensos por mais de uma vez e acabaram ‘represados’.
“Além dos Centros de Reabilitação pós-Covid também vamos trabalhar nessas caravanas da saúde para que a fila de exames e cirurgias da rede do SUS seja desafogada. Isso está represado por conta da pandemia e o objetivo é o quanto antes possível atender e regularizar essa demanda”, destacou Geraldo.
Leitos de UTI da pandemia devem ser mantidos
Sobre os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) abertos durante a pandemia, o secretário revelou que a intenção é mantê-los na rede SUS por meio de parcerias e financiamentos.
(Informação Dourados News)
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções