Por João Paulo Ferreira | 8 setembro, 2024 - 11:40
Um objeto metálico, possivelmente lixo espacial, caiu do céu em uma fazenda de Naviraí (MS) e foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na última quarta-feira, 4 de setembro. O cilindro, que havia sido descoberto em 2021 por um funcionário da propriedade, permaneceu no local por três anos até ser finalmente removido.
Na segunda-feira, 2 de setembro, o funcionário da fazenda acionou a PMA, que estava na região participando da Operação Prolepse — uma ação voltada à prevenção de incêndios florestais, que envolve o patrulhamento de áreas com alto risco de queimadas. A equipe foi chamada para inspecionar o artefato, descrito como um cilindro metálico envolto em fibra de vidro, com capacidade para armazenar cerca de 200 litros de gás ou líquido.
Após a inspeção, os policiais não encontraram sinais de perigo, como risco de contaminação ou explosão. O cilindro tinha uma marcação que indicava que poderia ter armazenado oxigênio. Suspeitando que se tratava de lixo espacial, a PMA entrou em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB).
Na quarta-feira, 4 de setembro, o objeto foi avaliado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA 4), que concluiu que, por não haver vítimas ou danos, uma investigação formal não seria necessária. O cilindro foi recolhido e encaminhado à Gerência Municipal de Meio Ambiente de Naviraí para o descarte adequado, e as autoridades locais foram notificadas para registro do caso.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções