Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Onça-pintada é encontrada morta às margens da BR-262 - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Corumbá

Onça-pintada é encontrada morta às margens da BR-262

Flagra foi feito próximo ao município de Corumbá

Por Redação | 5 maio, 2022 - 16:17

Uma onça-pintada foi encontrada morta na BR-262, próximo ao município de Corumbá. A empresária, Natália Tereza da Silva Custódio, 28 anos, visualizou o corpo do maior felino das Américas caído no acostamento da rodovia.

Ela estava em um carro de aplicativo, por volta das 23h da última terça-feira (3), saindo do aeroporto de Campo Grande rumo a Ladário, cidade vizinha a Corumbá, quando avistou o animal.

“Sabendo da importância que a onça pintada tem para o nosso Pantanal, eu fiquei bem triste, porque é um animal que todo mundo sabe que já corre risco de extinção”, relatou Natália ao site g1.

O tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA), Ednilson Paulino Queiroz afirma que a polícia não foi acionada para atropelamento de animal na região na data do ocorrido. Ele explica que quando inviável realizar taxidermia (técnica de preservação do formato da pele e da estrutura de animais) para uso em educação ambiental o animal é deixado no local do acidente.

“A gente só retira da pista, porque, na verdade, entra na cadeia alimentar ali, outros animais, como decompositores, urubus, vão se alimentar dele. A natureza é assim. Embora seja um acidente, uns morrem e viram alimento de outros”, detalha Queiroz.

O que fazer

Diante da ocasião, a PMA reforça a orientação aos motoristas para realizar o socorro do animal, em caso de ainda estar vivo, e de remoção da pista de rolamento para quando o animal já está sem vida.

“Que as pessoas que parem em local seguro, veja se o animal está vivo, faça o socorro. Se estiver vivo, leve para um órgão público para tomar as providências, ligue para a Polícia Ambiental para ter um socorro ao animal. Se o animal estiver morto, retirar da pista de rolamento, principalmente os animais grandes que podem provocar um outro acidente”, pontua o tenente-coronel.

A PMA orienta às pessoas, que não existe crime ao atropelar um animal sem intenção. “É uma das orientações que a gente faz com relação a atropelamento de animais. Muitas pessoas atropelam os animais e às vezes o animal nem morrem, poderiam socorrer, mas ficam com medo de ser crime”, reforça Queiroz.

Para contato, ligue no número: (67) 3357-1501. O Corpo de Bombeiros também podem ser solicitados, basta ligar para o 193.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções