Por João Paulo Ferreira | 5 novembro, 2019 - 14:59
O Corpo de Bombeiros completa 10 dias nesta terça-feira (5) de operação frente aos trabalhos de combate aos incêndios florestais na região do Pantanal. Aproximadamente 140 mil hectares foram queimados até o momento, atingindo os municípios da região de Miranda, Corumbá, Bodoquena e Rio Negro.
As equipes são compostas por 50 Bombeiros Militares do MS, 35 Bombeiros Militares DF, 92 funcionários das fazendas da região afetada, 30 Brigadistas do PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), 7 militares do Exército Brasileiro, 1 Policial Federal e 4 Policiais Rodoviária Federal.
Ajudam também na operação o apoio aéreo de uma aeronave Air Tractor com capacidade para despejar 3.100 litros d’água, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 2 aeronaves Air Tractor com capacidade de derramar 1.800 litros d’água do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e 3 helicópteros, da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Ibama e da Polícia Rodoviária Federal.
Várias regiões estão sendo combatidas simultaneamente, como a Região do Retiro Aroeira e da Fazenda Estrela e a Região do Retiro Baía Bonita. Estas regiões ficam entre Miranda e Corumbá. As estratégias da operação são redefinidas ao final do dia pelo Chefe de Operações do Incidente e todas as equipes atuantes, para que ao amanhecer as novas estratégias sejam imediatamente executadas.
Dentre as medidas tomadas diariamente estão fazer voo de reconhecimento, proteger a Reserva particular do Patrimônio Natural (RPPN) da evolução dos focos vindo da região, lançar uma Guarnição de Combate a Incêndio Florestal de primeira resposta via helicóptero na região, eeconhecimento via terrestre das equipes e observação de campo e rescaldo.
Há simultaneamente o combate ao incêndio florestal no Parque do Ivinhema . As informações do incêndio vieram por meio da Sala de Situação Integrada da Operação Pantanal II. Foi realizado contato com o Centro de Proteção Ambiental e o quartel de Fátima do Sul. Inicialmente, bombeiros militares de Fátima do Sul realizaram o primeiro combate e, os reforços dos quartéis de Ivinhema e Naviraí apoiam as atividades até o momento.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções