Por Viviane Freitas | 29 junho, 2022 - 12:32
O capítulo desta terça-feira (28) de “Pantanal” foi de partir o coração. O Velho do Rio, vivido por Osmar Prado, se deparou com um incêndio de grandes proporções no bioma e as imagens escolhidas pela Rede Globo para mostrar a destruição são reais.
“Vão transformar essa terra em uma fornalha”, disse, um emocionado Velho do Rio, enquanto caminhava pela área em cinzas. “Vão matar tudo que veem pela frente. Eu não posso deixar esse fogo, eu tenho que acabar com ele”, completou, adentrando o incêndio.
Em seguida, o capítulo exibiu imagens áreas do incêndio e no bloco seguinte, outras mais próximas, mostrando o trabalho de bombeiros e brigadistas, que lutaram para tentar extinguir as chamas, principalmente em 2020, quando o bioma foi mais atingido.
As imagens mais impactantes exibidas no capítulo de ontem foram as dos animais mortos por causa das queimadas, em especial do macaco carbonizado, feita em 2020 pelo fotógrafo Lalo de Almeida e premiada no maior prêmio de fotografia de meio ambiente do mundo, o World Press Photo. O ano foi o mais difícil para o bioma brasileiro, que teve o maior número de focos de incêndio da história do Pantanal, com mais de 23 mil km² consumidos pelas chamas.
Segundo um estudo apresentado pelos MPMS (Ministérios Públicos de Mato Grosso do Sul) e Mato Grosso (MPMT), 60% dos focos de incêndios que afetaram o Pantanal em 2020 foram provocados por ações humanas.
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções