Por Viviane Freitas | 7 dezembro, 2023 - 10:32
A dona de uma fazenda foi multada em R$ 19 milhões pela Polícia Militar Ambiental (PMA) devido a um incêndio que começou em suas terras, atingindo o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, em Mato Grosso do Sul, no mês passado. O fogo devastou mais de 1 milhão de hectares do bioma neste ano.
A multa foi aplicada após imagens de satélite do Núcleo de Geotecnologias do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (Nugeo-MPMS) identificarem a degradação na área, conforme confirmado pela PMA.
O g1 tentou contato com o MPMS para obter mais informações, mas não houve resposta até a última atualização. A proprietária da fazenda, moradora do Rio de Janeiro, não foi encontrada.
A investigação começou após imagens de satélite do MPMS identificarem um ponto de ignição na fazenda Santa Edwiges. A PMA, acionada pelo MPMS, constatou danos na área e encontrou a fazenda abandonada, afirmando que o grande foco do incêndio se originou na propriedade.
A proprietária ainda não assinou o termo de ciência da multa. O relatório do desmatamento será enviado ao Instituto do Meio Ambiente do estado (Imasul) após notificação da fazendeira. A Polícia Civil pode ser envolvida na investigação.
O Imasul emitiu uma nota informando que o Auto de Infração foi emitido pela unidade da Polícia Militar Ambiental em Corumbá e aguarda o envio do relatório para iniciar o procedimento administrativo nos próximos dias.
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções