Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Fotógrafo faz registros raros de onça predando capivara - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Pantanal

Fotógrafo faz registros raros de onça predando capivara

João Pedro Salgado fez registros do carro junto com guias do Onçafari

Por Viviane Freitas | 11 abril, 2022 - 11:47

O estudante de biologia e fotógrafo João Pedro Salgado, de 22 anos, do Rio de Janeiro, conheceu neste fim de semana o Pantanal de Mato Grosso do Sul. Nos primeiros momentos no bioma, ele registrou a incrível imagem de uma onça-pintada atacando uma capivara.

João Pedro chegou meia noite no Aeroporto Internacional de Campo Grande e viajou mais 300 km até à Estância Caiman. Por volta das 05h40 de sábado (9), o jovem já estava no carro junto dos guias do Onçafari, ONG que atua basicamente em seis frentes de trabalho: Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas. A experiência que João Pedro vivenciou faz parte da frente de Ecoturismo da instituição.

“Cheguei e logo de cara vimos a primeira onça, eram 6h. Chegamos, a onça estava em pé na água, ela começou a demonstrar posição de ataque. Outras pessoas tinham falado que tinha uma capivara, logo imaginei que ela poderia capturar um animal. Fazer esse registro é muito raro. Registro de onça já é difícil, mas fazer o registro dela capturando é mais raro ainda”, declarou o futuro biólogo.

onca capivara Joao Pedro Salgado
Capivara virando presa de onça-pintada. (Foto: João Pedro Salgado)

João Pedro é também fotógrafo de natureza desde antes de iniciar a graduação em Biologia. Ele até relembrou de forma vívida do ataque da onça. “Em segundos a onça pulou na água, assim que a capivara viu, mergulhou, a onça mergulhou atrás e saiu da água com a capivara na boca. Em questão de 10 segundos e eu clicando na máquina”, detalhou.

Naquele momento, o sentimento de nervosismo mais a adrenalina tomaram conta de todos no carro, Os únicos sons que eram dos cliques das câmeras fotográficas. “Eu fiquei muito nervoso! Na hora, a adrenalina foi tão grande, que não pensei muita coisa. Foi um silêncio enorme”, relembrou.

Aquela foi a primeira vez que João Pedro tinha visto uma da estrela do Pantanal de MS, a onça-pintada. “Era um sonho desde pequeno vir ao Pantanal. Ver a onça predando a capivara superou qualquer expectativa. Momento incrível na minha vida. Só tinha visto onça e cena deste tipo em documentários”, contou.

“A visita ao Pantanal marcou a minha vida. Depois de tudo que aconteceu nos últimos anos com as queimadas, agora, pude viver a exuberância do Pantanal. Isso tudo traz esperança e mais força para continuar. Esta experiência foi única, marcou a minha vida de uma forma extremamente positiva”, finalizou.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Motorista em fuga bate em guard rail, joga arma pela janela e é preso no Otávio Pécora

25 novembro, 2024

Economia

Desemprego em Mato Grosso do Sul cai para 3,4% e registra a 4ª menor taxa do país

25 novembro, 2024

Educação

Adriane Lopes retoma obras de escolas paradas na Capital e avança na ampliação da educação infantil

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções