Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Fotógrafo revela um olhar ‘desconhecido’ com livro sobre o bioma do Pantanal - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

Fotógrafo revela um olhar ‘desconhecido’ com livro sobre o bioma do Pantanal

O livro Terra D’água Pantanal traz um compilado de dez anos de mergulhos, com imagens de jacarés, peixes, fauna e tudo que cerca as águas pantaneiras

Por Viviane Freitas | 21 outubro, 2021 - 9:08

Luciano Candisani é fotógrafo há mais de duas décadas e apaixonado pelas águas do Pantanal, território que conhece e frequenta desde os 15 anos de idade. E foi por conta de um projeto da revista internacional, National Geographic, que ele começou a desenvolver, ainda em 2010, o livro recém-lançado, Terra D’água Pantanal.

“Quando comecei esse projeto para a National, sobre a vida secreta dos jacarés, acabei descobrindo esse fascinante mundo subaquático escondido nas águas do pantanal”, revela em entrevista.

O livro Terra D’água Pantanal traz um compilado de dez anos de mergulhos, com imagens de jacarés, peixes, fauna e tudo que cerca as águas pantaneiras. Os registros na parte sul do bioma foram feitos em Nhecolândia, Corumbá.

“Meu trabalho se concentrou basicamente em duas regiões: região do Paiaguás, entre o Rio Taquari e o Rio Paraguai, e a região da Nhecolândia, em Pantanal Sul, principalmente nas vazantes do Castelo e do Mangabal”, conta o fotógrafo.

Luciano explica que as belas imagens que registrou, agora eternizadas também no livro, são fruto de um olhar atento e de um vasto conhecimento da região em busca de “águas claras”.

“O Pantanal tem águas naturalmente turvas, com sedimentos que não facilitam a visualização da fauna, que é rica. Os cenários são belíssimos, mas a gente não consegue ver. Então, as minhas buscas para as fotos dos jacarés, e consequentemente para revelar esse mundo subaquático, foram uma busca por essas raras janelas de águas claras presentes no Pantanal”.

A página inicial do livro de Luciano Candisani traz a fotografia de uma nascente. A ideia do profissional é chamar atenção para essa parte da natureza, que não é considerada do bioma, porque fica nas Chapadas, mas tem importância extrema para a manutenção do ecossistema pantaneiro.

“Boa parte dos problemas hoje de escassez, assoreamento dos rios, poluição, problemas de hidrelétricas… Isso tudo vem de fora do Pantanal. E o efeito é que chega menos água na planície, mas as ameaças estão exatamente na destruição das nascentes, do mal uso do solo, da expansão indevida de agropecuária nos planaltos, plantações de grãos; enfim, todas as ameaças que a gente conhece e estão afetando as nascentes e levando a essas consequências dramáticas para o Pantanal. O livro é pra trazer com força essa conexão entre o Pantanal e as nascentes”.

Para Luciano, mais que um registro das águas pantaneiras, o livro Terra D’água Pantanal tem um cunho social. Além de levar as questões sobre preservação do bioma para espaços pouco explorados – há uma exposição com fotos em fine art do livro no Festival Internacional de Arte de São Paulo, a SP-Arte -, o autor decidiu criar uma caixa especial para colecionadores. O valor arrecadado com a venda desse kit está sendo revertido para brigadas que lutam contra os incêndios na região, como a Brigada Alto Pantanal.

“Nós fizemos 50 caixas para colecionadores, com livros e prints assinados por mim, que são vendidas pelo valor de R$ 3 mil. Todo esse valor está sendo revertido para brigadas anti-incêndios. Já arrecadamos o equivalente a R$ 65 mil que foram para a brigada ”, comenta.

O livro Terras D’água Pantanal é um projeto do fotógrafo Luciano Candisani, com patrocínio da iniciativa Documenta Pantanal, e publicado pela editora Vento Leste.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções