Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo Lula falha e incêndios no Pantanal batem recordes - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Pantanal

Governo Lula falha e incêndios no Pantanal batem recordes

Por Marcelo Tognini | 26 junho, 2024 - 8:51

O Pantanal enfrentou um aumento alarmante de incêndios em junho, estabelecendo um novo recorde de queimadas para o período. Este aumento foi atribuído a falhas no sistema de prevenção sob a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já havia sido criticado em 2023 pela propagação de incêndios tanto no Pantanal quanto na Amazônia.

O planejamento implementado pelo Ministério do Meio Ambiente não atingiu os resultados esperados, levando a pasta a adiantar em dois meses sua estratégia de combate e controle ao fogo. Além disso, há esforços para aumentar o financiamento destinado ao combate às chamas.

Até o dia 24 de junho, foram registrados 2.363 focos de incêndio, um número quase seis vezes superior aos 406 focos observados durante todo o mês de junho de 2020, que até então tinha sido o pior ano registrado para a região. O Pantanal, uma área crucial tanto para a biodiversidade quanto para a captura de carbono, sofreu danos significativos.

Especialistas enfatizam a necessidade de preparação contínua para enfrentar eventos climáticos extremos, que se tornam cada vez mais severos e frequentes devido ao aquecimento global. Eles alertam que a capacidade de resposta rápida e eficiente é crucial para mitigar os efeitos desses desastres naturais.

Diante de um orçamento limitado, o governo se vê obrigado a agir rapidamente para reforçar os fundos destinados ao combate a incêndios e implementar um acordo emergencial com os estados para intensificar as medidas de prevenção e controle das queimadas.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que as queimadas no Pantanal não só afetam a flora e a fauna locais, mas também contribuem significativamente para as emissões de carbono, exacerbando o problema do aquecimento global. Além disso, o impacto sobre as comunidades locais é devastador, afetando a saúde, o modo de vida e a economia regional.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Motorista em fuga bate em guard rail, joga arma pela janela e é preso no Otávio Pécora

25 novembro, 2024

Economia

Desemprego em Mato Grosso do Sul cai para 3,4% e registra a 4ª menor taxa do país

25 novembro, 2024

Educação

Adriane Lopes retoma obras de escolas paradas na Capital e avança na ampliação da educação infantil

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções