Por Viviane Freitas | 18 abril, 2022 - 11:06
Parece piada, mas aconteceu! Na última segunda-feira (11) um fotógrafo publicou no Twitter registros de uma onça-pintada devorando uma capivara. As fotos raras, no entanto, criaram uma polêmica entre os usuários do microblog, que promoveram o “cancelamento” do felino e do fotógrafo.
João Pedro Salgado, que também é estudante de biologia da UFRJ, é o responsável pelo perfil Biodiversidade Brasileira, que publicou os registros que viraram alvo de discussão. As fotos feitas por ele são de uma onça durante seu almoço no Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul.
“Não consigo nem criar uma legenda aqui para descrever essa cena que eu presenciei e consegui fotografar. Feliz demais”, publicou João.
O resultado foi mais de 10 mil retuítes, 63 mil curtidas e quase 2 mil respostas. Mas, entre as reações, algumas pessoas questionaram a atitude “violenta” da onça e o motivo do fotógrafo não ter ajudado a capivara. Um internauta chegou até a dizer que o desmatamento estaria fazendo com que os animais “matem um ao outro”.
Alguns internautas chegaram, inclusive, a cancelar a onça-pintada por matar o outro animal, ignorando a cadeia alimentar. Para quem não sabe o que é, uma pessoa é “cancelada” quando tem uma atitude considerada má, ou politicamente incorreta. Sendo assim, grupo de pessoas passam a boicotar conteúdos ou trabalhos do alvo “cancelado”.
Outras pessoas, porém, decidiram criticar o fotógrafo por não ter ajudado a capivara, tanto é que, mais tarde, o próprio João Pedro publicou uma foto com outro animal da espécie dizendo ter feito as pazes com ele.
“Vim informar que já fiz as pazes com a capivara. Pedi desculpa por não ter ajudado”, disse o biólogo em tom de brincadeira. Ao mesmo tempo, outros usuários manifestaram apoio à onça, criando montagens para exaltar o predador”, disse ele.
O biólogo Gustavo Figueirôa falou sobre o caso e explicou que a onça é um animal que se alimenta estritamente de carne. “Eu fico assustado, as pessoas não têm noção básica da natureza, aquela cena não tem nada de errado. Os animais estão no ambiente que elas deveriam estar. Os comentários das pessoas mostram que elas não têm noção de como funciona a natureza”, disse.
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções