Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Pela 1ª vez, Aquidauana recebe desafio radical onde sobreviver é regra básica - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Pantanal

Pela 1ª vez, Aquidauana recebe desafio radical onde sobreviver é regra básica

Evento, que vai de 4 a 7 de setembro, é aberto só para quem tem coração forte

Por Viviane Freitas | 24 agosto, 2021 - 10:49


Se você é do tipo que curte uma aventura “mamão com açúcar”, melhor já começar a se preparar. Aquidauana e região recebem pela primeira vez um evento esportivo pra lá de radical onde sobreviver é regra básica.

De 4 a 7 de setembro vai ser realizado o “Desafio Pantanal de Sobrevivência”, uma oportunidade para pôr em prática conhecimentos de selva e mata e habilidades físicas em ambientes naturais com condições mais extremas – nada urbanas, mas 100% pantaneiras.

“O desafio é aberto para qualquer tipo de pessoa, mesmo que o nível de exigência ser maior do que num curso de sobrevivência. Isto significa que temos um mínimo reconhecimento da área, mas não um controle um dela. Já estivemos duas vezes aí na região fazendo essa ‘inspeção’, e faremos uma próxima para certificarmos temperatura, nível dos rios, aparição de animais e assim por diante”, explica o coronel Marcelo Montibeller Borges, proprietário e instrutor chefe da Via Radical Brasil, empresa responsável pelo evento.

O coronel deixa claro que o desafio não se trata de uma formação em sobrevivência, mas sim uma experiência selvagem. “É voltado para pessoas que se julguem dominantes dos fundamentos de autossuficiência ou para os alunos que já fizeram um curso na área e agora querem se desafiar”, esclarece.

O evento, que já teve edições no Parque Estadual Serra do Mar (Juquitiba, SP), região mato-grossense de Poconé e até mesmo em meio à floresta amazônica de Abunã (RO), agora segue no mês de setembro no Pantanal de Aquidauana. A localização não é segredo: em propriedade particular a 90 km ao norte da Princesa do Sul, cerca de 2 horas de carro – ambiente pantaneiro totalmente inóspito.

“Cada ano um bioma ou microrregião diferente. Por exemplo, ano que vem já está marcado na cidade gaúcha de Bagé. Todo desafio em si não é o mesmo do anterior, pois todo o cenário muda. O legal é isso mesmo, se sentir desafiado sem nunca repetir a ‘prova'”, brinca o coronel.

Mesmo com o aspecto de “No Limite” (o reality show da TV Globo voltado à sobrevivência dos participantes), os desafiantes irão ter base em acampamento selvagem e acesso a protocolos de segurança, como pronto atendimento médico e meios de rápida evacuação em casos de acidente.

“Ainda, todos serão monitorados via satélite durante o período do evento. Lembrando que atuarão em grupos, nunca sozinhos, portanto havendo um monitoramento diário por rádio e GPS, mas com interferência mínima”, pontua Montibeller, que já tem anos de experiência na área e até mesmo já serviu a região de Nioaque entre 1995 e 1996.

“É uma oportunidade de testar a si mesmo, de usar as habilidades e conhecimentos de sobrevivência. É um teste de coragem e ao mesmo tempo, transformador”, finaliza.

Para quem quiser participar da prova, basta entrar em contato pelo site oficial ou se informar nas redes sociais do desafio. Na ocasião, além de desembolsar a quantia de inscrição, é necessário levar vários equipamentos e ferramentas próprias.

 

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Motorista em fuga bate em guard rail, joga arma pela janela e é preso no Otávio Pécora

25 novembro, 2024

Economia

Desemprego em Mato Grosso do Sul cai para 3,4% e registra a 4ª menor taxa do país

25 novembro, 2024

Educação

Adriane Lopes retoma obras de escolas paradas na Capital e avança na ampliação da educação infantil

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções