Por Viviane Freitas | 9 abril, 2024 - 9:41
O governador Eduardo Riedel (PSDB) assinou nesta terça-feira (9) o decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias em Mato Grosso do Sul, durante o 1° Workshop de Prevenção aos Incêndios Florestais, na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).
O decreto abrange condições climáticas, queimadas descontroladas e qualquer fator que prejudique a qualidade do ar. Também será lançado o plano anual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
A antecipação do decreto foi decidida após análise da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), devido à necessidade de prevenir novas catástrofes no Pantanal nos primeiros meses deste ano.
O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, destacou a assinatura do decreto, ressaltando a importância da preparação para enfrentar os incêndios florestais, citando os prognósticos do Cemtec que indicam um cenário semelhante ao de 2020, quando grandes áreas foram queimadas no Pantanal.
O decreto também inclui a prática de queima prescrita, com o governo notificando produtores rurais para realizar queimas controladas em áreas identificadas como de alto risco, visando evitar incêndios de grandes proporções.
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções