Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Riedel assina decreto de emergência ambiental por 180 dias após risco de seca histórica em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Pantanal

Riedel assina decreto de emergência ambiental por 180 dias após risco de seca histórica em MS

O decreto também inclui a prática de queima prescrita

Por Viviane Freitas | 9 abril, 2024 - 9:41

Foto: Imagem Ilustrativa

O governador Eduardo Riedel (PSDB) assinou nesta terça-feira (9) o decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias em Mato Grosso do Sul, durante o 1° Workshop de Prevenção aos Incêndios Florestais, na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

O decreto abrange condições climáticas, queimadas descontroladas e qualquer fator que prejudique a qualidade do ar. Também será lançado o plano anual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

A antecipação do decreto foi decidida após análise da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), devido à necessidade de prevenir novas catástrofes no Pantanal nos primeiros meses deste ano.

O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, destacou a assinatura do decreto, ressaltando a importância da preparação para enfrentar os incêndios florestais, citando os prognósticos do Cemtec que indicam um cenário semelhante ao de 2020, quando grandes áreas foram queimadas no Pantanal.

O decreto também inclui a prática de queima prescrita, com o governo notificando produtores rurais para realizar queimas controladas em áreas identificadas como de alto risco, visando evitar incêndios de grandes proporções.

 

Mais Notícias
Polícia

Militar arremessa tambor e mata idosa durante briga em MS

2 maio, 2024

Política

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

2 maio, 2024

Polícia

Funcionário de transportadora é achado morto dentro de caminhão na Capital

2 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções