Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Seca no Pantanal obriga Ibama a trasladar 200 jacarés para que não morram de fome - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Pantanal

Seca no Pantanal obriga Ibama a trasladar 200 jacarés para que não morram de fome

Condições extremas levaram o Ibama a tomar a decisão de retirá-los do local onde vivem, que já está praticamente seco; os animais estão desidratados e desnutrido

Por Viviane Freitas | 20 setembro, 2021 - 15:11

Em uma operação emergencial que deve durar três dias, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) removeu 200 jacarés para outras áreas com mais condições de sobrevivência. O Pantanal matogrossense, área onde vivem, passa pela pior seca dos últimos 60 anos, além de queimadas.

Com pouca água, os animais enfrentam estão ilhados, desidratados e desnutridos. A ação inédita pretende evitar a morte desses animais. O cenário é dramático, disseram os especialistas do órgão, ao El País.

Os jacarés são resistentes a esse período mais crítico do bioma, mas as condições climáticas deste ano são mais intensas. A área também sofre, nos últimos dois meses, com os maiores incêndios da história, de acordo com o dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que apontou 15% do Pantanal foi consumido, uma área equivalente a 2,2 milhões de hectares, ou o território de Israel.

Com esse agravante, os jacarés não conseguiram se alimentar o bastante para o período de brumação, técnica de sobrevivência que consiste na diminuição do metabolismo para aguentar mais tempo em temperaturas extremas.

Ainda de acordo com o El País, os jacarés foram levados em vans climatizadas do Instituto para uma área distante a 30 quilômetros para encontrar um ambiente propício para sua alimentação. O Ibama tem monitorado diariamente a quantidade de água nos locais.

De fevereiro a maio, o Pantanal norte tem períodos de inundações ao longo da Transpanteneira, que conta com 120 pontes, várias delas ainda de madeira. Os rios formados pela inundação passam por baixo delas e são chamados de corixos.

Sem a chuva necessária o Pantanal não alagou este ano e no ano passado, o que fez com que praticamente todos estes rios secassem. Técnicos do Ibama afirmam que a seca vai perdurar pelos próximos dois.

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Motorista em fuga bate em guard rail, joga arma pela janela e é preso no Otávio Pécora

25 novembro, 2024

Economia

Desemprego em Mato Grosso do Sul cai para 3,4% e registra a 4ª menor taxa do país

25 novembro, 2024

Educação

Adriane Lopes retoma obras de escolas paradas na Capital e avança na ampliação da educação infantil

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções