Por Viviane Freitas | 29 março, 2024 - 13:22
O Pantanal enfrenta uma das piores secas em 60 anos, com o nível do rio Miranda, um dos principais da região sul-mato-grossense, gerando apreensão entre ribeirinhos e especialistas. Navegar pelo rio tornou-se desafiador, conforme relatos de pescadores locais, que observam uma diminuição significativa na quantidade de peixes.
Segundo moradores, há cerca de 5 anos, o rio Miranda ultrapassava a metade das pilastras, mas agora o nível está cerca de 6 metros abaixo, transformando grandes ilhas em paredões. Essa situação afeta todo o ecossistema do Pantanal, já que o rio Miranda é um importante afluente do rio Paraguai, o maior do bioma.
Felipe Dias, diretor técnico do SOS Pantanal, alerta que o nível atual do rio, cerca de um metro e vinte centímetros, influencia negativamente tanto na economia, afetando a pecuária e o turismo local, quanto no próprio rio Paraguai. Entre os principais motivos apontados para a seca estão as mudanças climáticas e o desmatamento, especialmente no entorno do Pantanal, onde o manejo inadequado do solo e o desmatamento excessivo contribuem para a diminuição da quantidade de água que chega ao Pantanal, além de causar o assoreamento do rio e a contaminação por agroquímicos.
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções