Por Viviane Freitas | 12 novembro, 2021 - 14:04
Duas onças-pintadas fêmeas foram flagradas brigando, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro foi feito pelo biólogo Eduardo Fragoso, que explica o contexto do vídeo: “a mãe [uma das onças] está tentando expulsar a outra fêmea do território e proteger o filhote”, que aparece no canto direito da imagem.
Em outro ponto do Pantanal, câmeras de uma pousada flagraram uma situação comum na cadeia alimentar da fauna pantaneira: onças-pintadas devorando uma vaca. Veja a foto abaixo.
Em um período de 5 dias uma onça-pintada ‘desfilou’ por 2 vezes em uma passarela de madeira usada por turistas para caminhar em meio a vegetação do Pantanal, em uma propriedade de ecoturismo em Miranda, Mato Grosso do Sul, durante o mês de junho de 2020.
A visitação ao local ficou suspensa em 2020 e a aparição de onças aumentou. O responsável por registrar o passeio despreocupado do felino foi o guia turístico e fotógrafo Edir Alves.
Em um outro momento, um médico conseguiu flagrar o momento em que um onça-pintada capturou um jacaré às margens do rio Piquiri, no Pantanal, próximo da divisa do Mato Grosso do Sul com o Mato Grosso. Segundo Antônio Miziara, que estava acompanhado de um amigo, descreveu a cena como emocionante.
Durante uma inspeção de rotina, com o olhar atento na mata, o sargento do Corpo de Bombeiros Eder Armado foi surpreendido com um rugido de uma “mamãe” onça-pintada, ao proteger dois filhotes entre galhos, flagrados às margens do Rio Ivinhema.
Uma “mamãe” onça “advertiu” uma filhote mais velha por causa da irmã mais nova. O flagrante da interação dos animais ocorreu na Caiman Pantanal, uma fazenda e pousada localizada entre Miranda e Aquidauana no Mato Grosso do Sul e foi feito pelo biólogo Edu Fragoso.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções