Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação 'UFC de onças': veja os flagrantes de onças-pintadas feitos no Pantanal - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

‘UFC de onças’: veja os flagrantes de onças-pintadas feitos no Pantanal

Entre os animais que compõem a fauna pantaneira, as onças-pintadas estão no topo da cadeia alimentar no bioma

Por Viviane Freitas | 12 novembro, 2021 - 14:04

Duas onças-pintadas fêmeas foram flagradas brigando, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro foi feito pelo biólogo Eduardo Fragoso, que explica o contexto do vídeo: “a mãe [uma das onças] está tentando expulsar a outra fêmea do território e proteger o filhote”, que aparece no canto direito da imagem.

Em outro ponto do Pantanal, câmeras de uma pousada flagraram uma situação comum na cadeia alimentar da fauna pantaneira: onças-pintadas devorando uma vacaVeja a foto abaixo.

Onças devoram vaca em pousada do Pantanal de MS — Foto: Fabiano/ Arquivo pessoal

Em um período de 5 dias uma onça-pintada ‘desfilou’ por 2 vezes em uma passarela de madeira usada por turistas para caminhar em meio a vegetação do Pantanal, em uma propriedade de ecoturismo em Miranda, Mato Grosso do Sul, durante o mês de junho de 2020.

A visitação ao local ficou suspensa em 2020 e a aparição de onças aumentou. O responsável por registrar o passeio despreocupado do felino foi o guia turístico e fotógrafo Edir Alves.

Uma onça-pintada acompanhada do filhote foram flagrados passeando durante o dia em uma passarela de madeira,em Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense. De acordo com o responsável pela imagem, o guia turístico Jacir Lelles, os felinos andavam tranquilamente sob a trilha. 

Em um outro momento, um médico conseguiu flagrar o momento em que um onça-pintada capturou um jacaré às margens do rio Piquiri, no Pantanal, próximo da divisa do Mato Grosso do Sul com o Mato Grosso. Segundo Antônio Miziara, que estava acompanhado de um amigo, descreveu a cena como emocionante.

Durante uma inspeção de rotina, com o olhar atento na mata, o sargento do Corpo de Bombeiros Eder Armado foi surpreendido com um rugido de uma “mamãe” onça-pintada, ao proteger dois filhotes entre galhos, flagrados às margens do Rio Ivinhema.

Uma “mamãe” onça “advertiu” uma filhote mais velha por causa da irmã mais nova. O flagrante da interação dos animais ocorreu na Caiman Pantanal, uma fazenda e pousada localizada entre Miranda e Aquidauana no Mato Grosso do Sul e foi feito pelo biólogo Edu Fragoso.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende 369,9 kg de drogas em Água Clara

19 maio, 2024

Meio Ambiente

Sete cidades de MS estão na lista nacional de risco de desastres climáticos

18 maio, 2024

Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções