Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Jacaré não deixa ninho e morre carbonizado junto a filhotes em incêndio no Pantanal - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Pantanal

VÍDEO: Jacaré não deixa ninho e morre carbonizado junto a filhotes em incêndio no Pantanal

O fogo durou três dias e fez um enorme estrago atingindo os animais

Por Viviane Freitas | 11 março, 2022 - 9:49

Um jacaré e um ninho de ovos foram encontrados totalmente carbonizados na região do Passo do Lontra, em Corumbá, cidade distante a 413km de Campo Grande. A região é atingida por incêndios florestais desde a terça-feira (8).

O Gretap-MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) esteve, na manhã desta quarta-feira (10), na região do Passo do Lontra, na Estrada Parte, na MS-184. No local, além de animais carbonizados, foi encontrado um ninho de jacaré, com vários ovos – com jacarés praticamente formados – que acabaram destruídos pelas chamas. Próximo ao ninho, um jacaré também foi identificado, com possibilidade de ser a mãe dos filhotes.

O biólogo Sérgio Barreto, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), uma das instituições que integra o Gretap, afirmou que, no local, o ambiente ainda estava muito quente.

“Apesar dos bombeiros terem apagado os focos, o solo ainda está muito quente aqui. Encontramos um jacaré, que, provavelmente, é uma fêmea. Ela foi encontrada a cerca de três metros do ninho, que estava com vários ovos. Certamente, não quis deixar o ninho na hora em que as chamas se aproximaram”, relatou.

A visita do Gretap à região é para fazer um levantamento do número de animais atingidos e também prestar socorro, se necessário. O grupo é formado por 10 instituições que trabalham em prol da fauna. A ação contou com o apoio da World Animal Protection.

O grupo é formado pela Semagro, Imasul, CRMV-MS, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Ibama, Instituto Tamanduá, IHP, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Corumbá, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), PMA e Corpo de Bombeiros.

O grupo surgiu da necessidade da atuação de profissionais na área de Resgate Técnico Animal durante as queimadas que atingiram o Pantanal em 2020. Naquele ano, a equipe atendeu 102 animais diretamente com cuidados veterinários, translocação ou assistencialismo direto, além dos inúmeros animais que receberam assistencialismo indireto por meio dos pontos de alimentação. Todo o trabalho realizado só é possível graças às doações recebidas.

 

Confira o vídeo:

Mais Notícias
Polícia

VÍDEO: Motorista em fuga bate em guard rail, joga arma pela janela e é preso no Otávio Pécora

25 novembro, 2024

Economia

Desemprego em Mato Grosso do Sul cai para 3,4% e registra a 4ª menor taxa do país

25 novembro, 2024

Educação

Adriane Lopes retoma obras de escolas paradas na Capital e avança na ampliação da educação infantil

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções