Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Perecer do MP-MS reafirma que greve dos professores em Dourados foi ilegal - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Perecer do MP-MS reafirma que greve dos professores em Dourados foi ilegal

Na avaliação do Ministério Público, Sindicato da categoria descumpriu as exigências determinadas em casos de greve

Por Redação | 11 abril, 2022 - 11:08

O Ministério Público do Mato Grosso do Sul considerou a greve realizada pelos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados ilegal. O documento assinado pelo Procurador-Geral De Justiça Em Exercício, Humberto De Matos Brittes, defende que as negociações com a categoria não haviam sido encerradas, além do sindicato dos grevistas não ter informado qual o percentual dos profissionais de educação que permaneceriam em atividade.

O movimento grevista iniciou no dia 14 de março por decisão da categoria, mesmo com as tentativas de negociação por parte da Prefeitura de Dourados. “Ao realizar a total paralisação das atividades dos professores, o sindicato afrontou os direitos da administração, os direitos dos alunos, os direitos dos pais, dentre outros direitos que foram contundentemente violados.
Por tal razão, a greve não pode servir como meio a coagir ou compelir a administração e ao mesmo tempo interferir no âmbito privado de diversos alunos e pais”, explicou em despacho o procurador-geral.

O SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) havia sido notificado que sofreria pena de multa de R$ 50.000,00 a cada dia de greve. “Deve ser destacado que a paralisação dos serviços educacionais do Município foi anunciada por tempo indeterminado, fato este que também extrapola a legalidade do movimento paredista, portanto a greve é considerada ilegal”, concluiu Brittes no documento.

A categoria cobra do município o pagamento do novo piso nacional da categoria, autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) este ano. A portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica prevê que piso da categoria para 2022 será de R$ 3.845,63.

A Prefeitura de Dourados firmou em reunião com o sindicato, o compromisso de apresentar um PL (Projeto de Lei) para que o município chegue ao valor para a jornada de 20 horas por semana. Porém, os professores rejeitaram todas as propostas e a negociação voltou à estava zero.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções